Visando dar suporte a serviços ambientais importantes à regulação do ecossistema, a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) ampara projetos da comunidade acadêmica que buscam melhorar a qualidade de vida das pessoas pelo plantio de árvores, legumes, hortaliças e flores na sede do Campus I, no Bairro Itacorubi.
São várias iniciativas, como Aflora Udesc, realizado pelo curso de extensão Esag Sênior, do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag), e Horta Urbana, do Centro de Ciências Humanas e da Educação (Faed).
O engenheiro Roberto Böell Vaz, da Coordenadoria de Engenharia, Projetos e Obras (Cepo), plantou diversas árvores no terreno da universidade, enquanto a enfermeira Valdirene Ávila, que atua na Coordenadoria de Desenvolvimento Humano (CDH), planeja desenvolver uma horta medicinal.
Sobre as ações
Coordenado pela professora Emiliana Debetir de Oliveira, o Aflora Udesc surgiu em 2014, com o objetivo de formar um bosque de espécies nativas da Mata Atlântica na sede do Campus I.
O plantio ocorre com regularidade por meio de mutirões formados por alunos e servidores da Udesc. Os participantes também fazem poda, adubação e preparação de mudas.
Criada em 2018, a Horta Urbana foi idealizada pelo técnico Filipe Duarte Martins, da Udesc Faed, e busca unir teoria e prática no processo ensino-aprendizagem. "O trabalho é feito de forma coletiva por professores, técnicos, alunos, terceirizados e comunidade", explica o servidor.
Já o engenheiro Roberto Vaz vem plantando árvores frutíferas no campus há dois anos, e algumas espécies já deram frutas, como a bananeira e o limoeiro. De acordo com o técnico, "o contato com a natureza é fundamental para o equilíbrio e o bem-estar das pessoas".
Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010