Imagem da instalação performativa Máquina Orquestra.
Foto: Divulgação
Promover a inclusão de pessoas com deficiência e suas famílias nos museus de Florianópolis é o objetivo do Projeto Família no Museu, coordenado pela professora Maria Cristina da Rosa, do Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). No dia 3 de junho, a partir das 15h, o Museu de Arte de Santa Catarina (Masc) vai receber o evento
Família no Museu: um encontro inclusivo a partir da Arte.
A programação conta com a instalação
Máquina Orquestra, do Projeto Claraboia, três
exposições —
Palavra em Movimento, Umas e Outros e Masc 6x3 — e uma oficina para os participantes inscritos.
O evento é gratuito. Para se inscrever, é preciso preencher uma
ficha de inscrição até o dia 1º de junho com nome completo do participante, quantos familiares irão acompanhá-lo no encontro, entre outras informações, e enviar esses dados para o e-mail familianomuseu@gmail.com. Para mais informações, também é possível entrar em contato pelo telefone (48) 3664-8314.
O Projeto
O programa de extensão Família no Museu: um encontro inclusivo a partir da Arte é realizado pela Udesc e existe desde 2012. Desde então, já foram registrados mais de 20 encontros promovidos pelo projeto nos museus da Capital. A ação busca instigar a participação das famílias nos espaços dedicados à arte e cultura através do desenvolvimento de atividades que buscam proporcionar uma experiência completa a todos os que frequentam esses locais.
Sobre as atrações
Na instalação
Máquina Orquestra, um conjunto de esculturas eletrônico-mecânicas, ligadas a esculturas sonoras, lê e processa dados inscritos em bobinas de papel, enquanto o grupo O Grivo realiza uma performance improvisada.
Palavra em Movimento apresenta caligrafias, colagens, instalações e objetos poéticos, além de outros materiais coletados de trabalhos realizados nos últimos trinta anos por Arnaldo Antunes.
Com trabalhos de diversos artistas,
Umas e Outras reúne fotografias, vídeos e outras obras do acervo do Masc. A maior parte da mostra foi doada recentemente por artistas de várias regiões do Brasil.
A intenção do projeto
Masc 6x3 é trazer obras emprestadas por colecionadores ao museu, para que pesquisadores e estudantes possam utilizá-las como objeto de estudo. A primeira obra a ocupar a parede do Masc é
Paisagem, do pintor Antônio Parreiras, emprestada por Marcelo Collaço.
Serviço:
O QUÊ: Família no Museu - um encontro inclusivo.
QUANDO: 3 de junho, entre 15h e 17h.
ONDE: Museu de Arte de Santa Catarina - Av. Gov. Irineu Bornhausen, 5600 - Agronômica, Florianópolis.
QUANTO: Evento gratuito.
INSCRIÇÕES: Enviar ficha de inscrição para o e-mail familianomuseu@gmail.com até 1º de junho.
Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8350