Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

26/05/2017-13h02

Projeto Família no Museu, da Udesc, realiza encontro no Masc em junho

Imagem da instalação performativa Máquina Orquestra. Foto: Divulgação
Promover a inclusão de pessoas com deficiência e suas famílias nos museus de Florianópolis é o objetivo do Projeto Família no Museu, coordenado pela professora Maria Cristina da Rosa, do Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). No dia 3 de junho, a partir das 15h, o Museu de Arte de Santa Catarina (Masc) vai receber o evento Família no Museu: um encontro inclusivo a partir da Arte.

A programação conta com a instalação Máquina Orquestra, do Projeto Claraboia, três exposiçõesPalavra em Movimento, Umas e Outros e Masc 6x3 — e uma oficina para os participantes inscritos.

O evento é gratuito. Para se inscrever, é preciso preencher uma ficha de inscrição até o dia 1º de junho com nome completo do participante, quantos familiares irão acompanhá-lo no encontro, entre outras informações, e enviar esses dados para o e-mail familianomuseu@gmail.com. Para mais informações, também é possível entrar em contato pelo telefone (48) 3664-8314.

O Projeto

O programa de extensão Família no Museu: um encontro inclusivo a partir da Arte é realizado pela Udesc e existe desde 2012. Desde então, já foram registrados mais de 20 encontros promovidos pelo projeto nos museus da Capital. A ação busca instigar a participação das famílias nos espaços dedicados à arte e cultura através do desenvolvimento de atividades que buscam proporcionar uma experiência completa a todos os que frequentam esses locais.

Sobre as atrações

Na instalação Máquina Orquestra, um conjunto de esculturas eletrônico-mecânicas, ligadas a esculturas sonoras, lê e processa dados inscritos em bobinas de papel, enquanto o grupo O Grivo realiza uma performance improvisada.

Palavra em Movimento apresenta caligrafias, colagens, instalações e objetos poéticos, além de outros materiais coletados de trabalhos realizados nos últimos trinta anos por Arnaldo Antunes.

Com trabalhos de diversos artistas, Umas e Outras reúne fotografias, vídeos e outras obras do acervo do Masc. A maior parte da mostra foi doada recentemente por artistas de várias regiões do Brasil.

A intenção do projeto Masc 6x3 é trazer obras emprestadas por colecionadores ao museu, para que pesquisadores e estudantes possam utilizá-las como objeto de estudo. A primeira obra a ocupar a parede do Masc é Paisagem, do pintor Antônio Parreiras, emprestada por Marcelo Collaço.

Serviço:

O QUÊ: Família no Museu - um encontro inclusivo.
QUANDO: 3 de junho, entre 15h e 17h.
ONDE: Museu de Arte de Santa Catarina - Av. Gov. Irineu Bornhausen, 5600 - Agronômica, Florianópolis.
QUANTO: Evento gratuito.
INSCRIÇÕES: Enviar ficha de inscrição para o e-mail familianomuseu@gmail.com até 1º de junho.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8350
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.