Arte: Divulgação
No dia 16 de junho, sábado, ocorre o próximo encontro do “Família no Museu”, projeto que busca aproximar dos museus famílias que possuem em sua composição pessoas com deficiência e interessadas por arte, cultura e entretenimento.
A iniciativa é uma proposta do grupo de pesquisa Educação, Arte e Inclusão do Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e procura desenvolver mecanismos que instiguem a participação das famílias em espaços expositivos de Florianópolis.
O encontro será às 10h, na Fundação Cultural Badesc, com término previsto para às 12h. A visita será mediada pelas exposições “O não-lugar e outras irrealidades”, de Luiz Ferreira; e “Outra noite no hotel”, de Fabiana Wielewicki. A programação também conta com uma oficina artística envolvendo os temas expostos.
Para participar, é necessário realizar uma inscrição através do e-mail familianomuseu@gmail.com ou pelo telefone (48) 3664-8314 de segunda a quinta-feira, das 13h às 18h.
O e-mail para inscrição deve conter as seguintes informações:
-
Nome completo
-
Endereço
-
Telefone residencial/celular/comercial
-
E-mail
-
Número de familiares que irão participar
-
Especificidade da deficiência
-
Necessita intérprete de LIBRAS: sim ( ) não ( )
-
Como soube do projeto
Sobre as exposições:
O não-lugar e outras irrealidades
O Não-lugar e Outras Irrealidades, de Luiz Ferreira, reúne 37 obras, sendo 29 recortes em papel e oito fotografias que chamam atenção para a reflexão dos trajetos pessoais. “Uma conversa me fez refletir sobre todos lugares em que já morei e me dei conta que não sinto um pertencimento desses lugares. Surgiu então o Não-lugar e a série Construções Imagéticas, que são trabalhos de recortes em papel de frágeis formas geométricas que costumeiramente faço como pequenos desenhos em cantos de cadernos e podem parecer grandes estruturas espaciais arquitetônicas, irreais e ilusórias”, conta o artista.
Outra noite no hotel
A exposição de Fabiana Wielewicki reúne os projetos “Grande Hotel” e “Hotel Miradouro”, constituídos por séries de fotografias e vídeos desenvolvidos entre 2012 e 2017. Grande Hotel foi produzido durante hospedagens em diferentes hotéis no Brasil, embora pareça reafirmar sempre o mesmo lugar cliché. Já Hotel Miradouro é o nome de um estabelecimento em Porto, Portugal, cujas instalações sugerem uma espécie de atmosfera fílmica, conferindo ao local qualidades potencialmente ficcionais
Serviço:
O QUÊ: Família no Museu – Um encontro inclusivo.
QUANDO: 16 de junho, das 10h às 12h.
ONDE: Fundação Cultural Badesc, Rua Visconde de Ouro Preto, 216, Florianópolis/SC.
COMO: Inscrições pelo e-mail familianomuseu@gmail.com ou no telefone (48) 3664-8314, de segunda a quinta-feira, das 13h às 18h.
QUANTO: Gratuito e aberto ao público.
Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8350