O projeto de extensão
Arquivos Marginais, do
Centro de Ciências Humanas e da Educação (Faed), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), completa dez anos de atividades em 2021.
Sob coordenação da professora Viviane Trindade Borges, do departamento de História, o projeto atua desde 2011 em instituições de confinamento na região de Florianópolis.
Devido à pandemia o projeto reconfigurou suas atividades e foi criado um
perfil no Instagram para divulgar as ações realizadas.
O perfil apresentará conteúdos relativos ao projeto como: Histórias de vidas infames; Patrimônios e passados difíceis; História e práticas institucionais; História do Tempo Presente e História Pública; fontes históricas e curiosidades; e dicas de leitura.
Os Arquivos Marginais dizem respeito a indivíduos que involuntariamente foram apreendidos por instituições de controle social como prisões, manicômios, leprosários, unidades de internação de menores em conflito com a lei, entre outros.
De acordo com a coordenadora, neste conceito, a noção de arquivo extrapola seu sentido usual, pois envolve uma documentação variada produzida dentro destas instituições para registrar o fluxo de objetos e pessoas, as rotinas e os variados registros destinados a melhor conhecer e controlar os indivíduos, como por exemplo relatórios, prontuários, atas, registros de entrada, fotografias, obras de arte, objetos, bem como as edificações que os abrigaram.
"O projeto trabalha com vestígios variados que se referem a grupos sociais à margem da sociedade", explica a professora Viviane.
Mais informações sobre os Arquivos Marginais e as temáticas que se desdobram destes arquivos podem ser acessadas na
página do projeto no Instagram.
Assessoria de Comunicação da Udesc Faed
E-mail: comunicacao.faed@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8512