Professora Marianne Stampe (à esquerda) será coordenadora
técnica do projeto idealizado pela egressa Laura Pacheco
Três economistas – uma delas formada em Ciências Econômicas pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e as outras duas professoras do mesmo curso – implantarão em 2025 um projeto inovador de educação financeira para crianças. A proposta foi selecionada em edital da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) que teve o resultado publicado no fim de novembro.
O projeto Din-Din foi apresentado pelo Instituto Brasileiro de Finanças, empresa de educação financeira criada por Laura Pacheco, economista formada no
Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag) da universidade, em Florianópolis. A equipe conta também com as professoras Marianne Stampe (coordenadora técnica) e Suamy Linhares (apoio técnico), da Udesc Esag.
A proposta foi selecionada na Chamada Pública Fapesc 50/2024 (Impulsiona SC), programa de fomento à inovação direcionado a empresas catarinenses. O projeto terá R$ 614 mil para desenvolver um método inovador de ensino, incluindo os materiais didáticos, voltado para a educação infantil (crianças com até 5 anos de idade).
Economia e comportamento
O foco é em educação financeira, mas o projeto também trata do desenvolvimento de habilidades comportamentais fundamentais para as crianças. O objetivo é incentivá-las a desenvolver tomadas de decisões conscientes, autocontrole e pensamento crítico, para que possam lidar com situações econômicas de maneira equilibrada e responsável.
A proposta também prevê desenvolver soluções para preocupações cada vez mais presentes na educação em geral. Entre esses problemas estão a queda do desempenho das crianças em leitura e o aumento do uso de telas já desde a primeira infância, criticado por especialistas da área da saúde.
Pais e educadores participarão de um programa de treinamento para que possam aplicar a metodologia de maneira eficaz.
Ensino, pesquisa e extensão
O projeto se apoia em técnicas de economia comportamental e experimentos que já fazem parte de projetos de pesquisa e extensão (ações que levam o conhecimento para fora da universidade) da Udesc Esag, coordenados pela professora Marianne Stampe.
“O curso de Economia vai muito além da ideia de aprender a economizar”, explica a professora. “Ele reflete a importância da educação financeira como elemento essencial para o desenvolvimento de sociedades mais equilibradas economicamente, promovendo impactos sociais em diversos aspectos da vida das pessoas e da economia”.
Mais informações sobre o projeto podem ser obtidas pelo e-mail
laurapachecodesouza@gmail.com.
Núcleo de Comunicação da Udesc Esag
Jornalista Carlito Costa
E-mail: comunicacao.esag@udesc.br