Idealizado e coordenado pela professora Carolina Stolf Silveira, o projeto busca realizar descrições e oferecer informações detalhadas sobre os espaços públicos, de caráter arquitetônico, paisagístico e urbanístico.
Os textos gerados são narrados por voz, com o objetivo de promover a inclusão de pessoas com deficiência visual e possibilitar que o ouvinte possa desfrutar das informações por áudio enquanto observa o objeto descrito. Além disso, o projeto oferece janela em Libras para pessoas com surdez e também a tradução para outros idiomas, contemplando estrangeiros.
Mostra de dança
A descrição do Cine Teatro Mussi foi inaugurada no final do ano passado, ainda sem a janela Libras, com o espetáculo "Dança Laguna", coordenado pelo projeto de extensão Dança é Vida.
Uma mostra gratuita de dança em diversas modalidades, a ação reuniu grupos da região e teve casa cheia, com a presença de aproximadamente 270 pessoas. Além de vivenciarem a experiência de espectadores, os participantes também puderam ajudar com a doação de alimentos para a Rede Feminina de Combate ao Câncer.
No evento, pela primeira vez, a apresentação contou com áudio-descrição profissional com narração simultânea, com a presença do pedagogo José Carlos Rodrigues, consultor em acessibilidade e pessoa com deficiência visual, e a narração de Carla Azevedo, psicóloga e áudio-descritora.
Além de colaborar para oferecer um evento mais acessível, o projeto foi capaz de fomentar a curiosidade dos espectadores em geral, que rapidamente buscaram pelos fones para acompanhar a áudio descrição enquanto contemplavam o espetáculo.
A descrição do Cine Teatro Mussi, assim como outras do projeto, está disponível no canal do Youtube do A Cidade Falada.
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.