Aberto à comunidade acadêmica e externa, o projeto conta com apoio de mais de 70 voluntários
Foto: Fernanda Ferreira
O projeto Agulhas Solidárias, uma iniciativa do curso de Moda do Centro de Artes, Design e Moda (Ceart) da Udesc, retoma suas atividades neste sábado, 3 de agosto. O projeto confecciona peças que são enviadas para os atingidos pelas enchentes no Rio Grande do Sul e realizará mutirões aos sábados e domingos. Nos próximos dias, serão cortadas calças e camisetas, além de confeccionadas roupas íntimas plus size e pijamas infantis.
As atividades do projeto contam com a ajuda de voluntários que sabem costurar, mas aqueles que não sabem e têm interesse em contribuir de alguma forma podem participar em outras funções, como corte de tecido, revisão de peças e logística do espaço.
Durante o recesso, a ação continuou e teve um aumento no número de voluntários, totalizando uma rede de mais de 70 pessoas. Em média, 1,4 mil peças já foram produzidas pelo projeto e mais de 200 peças estão cortadas à espera da confecção.
A iniciativa dessa ação nasceu de Rayssa Scherer Centenaro, estudante da graduação em Moda, que acompanhou pelas redes sociais familiares durante a tragédia no estado gaúcho. “Pensei: por que não utilizar a estrutura que temos aqui, com máquinas industriais e uma mesa grande onde podemos cortar grandes quantidades de tecido, para fazer uma ação pelo Rio Grande do Sul?”, contou a estudante
durante entrevista ao NSC.
As doações continuam e são feitas de duas formas. As peças produzidas em parceria com marcas são entregues a elas para o transporte e entrega, enquanto as doações recebidas sem parceria são encaminhadas para o estado pelo Ministério Público Federal a partir do Programa Bem Viver.
Sobre o projeto
O projeto Agulhas Solidárias é organizado pelo curso de Moda da Udesc desde o segundo final de semana de maio. Desde então, já foram produzidos cerca de 1400 itens para adultos e crianças (entre cobertores, mantas, edredons, calcinhas, casacos, camisetas, lençóis, fronhas e outros). Os tecidos para a fabricação foram doados por empresas da indústria têxtil e pelos próprios voluntários. A iniciativa tem a participação de estudantes, professores, egressos e da comunidade externa.
O projeto continua por tempo indeterminado e em breve deve atender a ações sociais de Santa Catarina. Em junho, o Agulhas Solidárias foi destaque em uma
matéria da NDTV Record de Florianópolis e no Jornal do Almoço, da NSCTV, em edições de
junho e
julho.
Como ajudar
Pessoas interessadas em se voluntariar e empresas interessadas em realizar doações podem entrar em contato com o Departamento de Moda através do e-mail moda.udesc.ceart@gmail.com e pelo Instagram
@agulhas_solidarias. O grupo também se organiza via
WhatsApp.
Serviço
O que: Agulhas Solidárias - ação solidária em prol dos atingidos pelas enchentes no RS;
Quando: Sábados e domingos, das 9h às 19h;
Onde: Ateliê de confecção do Ceart – Av. Madre Benvenuta, 1907, Itacorubi, Florianópolis, SC;
Quanto: Atividade aberta à comunidade.
Núcleo de Comunicação da Udesc Ceart
Por Gustavo Fidelis, estagiário de Jornalismo, sob supervisão da jornalista Carolina Dall'Agnese
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8350