Minicursos reuniram professores de ensino
fundamental e médio - Foto: Fernanda Zanella
O Programa de Extensão Solo na Escola, do Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Lages, ofereceu quatro minicursos durante o 12º Congresso de Educação do Município, na última sexta-feira, 29.
Cada minicurso abordou um tema diferente: Formação dos solos; Biodiversidade do solo e serviços ecossistêmicos; Poluição do solo e riscos para o meio ambiente; A educação em solos na sociedade.
O workshop forneceu informações teóricas, no período da manhã, e teve parte prática, à tarde. O objetivo é aprimorar o conhecimento dos professores de ensino fundamental e médio para melhor compreensão e ensinamento do tema nas escolas.
"Muitas vezes, os estudantes não têm acesso às informações corretas sobre o solo. Com a capacitação dos professores, estas informações chegam de maneira certa e dinâmica", comenta a coordenadora do programa, professora Letícia Sequinatto.
O programa é composto por três ações: Expansão do Museu de Solos de Santa Catarina; Programa de visitações acompanhadas; Diagnóstico de aprendizagem dos estudantes e cursos de capacitação para educadores. Em 2018, serão sete ações, que estão em desenvolvimento.
"É importante levar o conhecimento gerado na universidade para a sociedade. Assim, constituímos um elo maior a fim de gerar mais atenção e cuidado com o solo", diz Letícia.
Assessoria de Comunicação da Udesc Lages
E-mail: comunicacao.cav@udesc.br
Telefone: (49) 3829-9130