Atletas realizam treinamentos por videoconferência
durante pandemia da Covid-19 - Fotos: Divulgação
O programa de extensão
Basquetebol para Todos, do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Florianópolis, vem desenvolvendo atividades a distância com seus participantes durante a pandemia, além de se preparar para o retorno às atividades presenciais, quando terminar o período de distanciamento social.
As ações durante o isolamento incluem a divulgação de orientações, desafios, treinamentos e outras informações, como a sugestão de filmes e jogos relacionados ao esporte, para que os atletas mantenham o equilíbrio físico, cognitivo e psicológico.
Elaboradas pelos professores do programa, as informações visam auxiliar na manutenção da saúde física e mental durante o período de afastamento dos treinamentos presenciais. Os conteúdos são enviados por aplicativos e realizados por videoconferência.
A iniciativa possibilita que os atletas realizem treinamentos nas suas residências, com apoio virtual dos professores e presencial dos pais e familiares.
Os participantes também compartilham vídeos das suas atividades em redes sociais, como na
conta de Instagram do Instituto Baby Basquetebol Cidadania (IBBC), parceiro do projeto.
Máscaras personalizadas
O programa também se prepara para o eventual retorno às atividades práticas e presenciais, quando autorizado pelas autoridades, considerando a segurança e a proteção à saúde de todos os envolvidos.
Visando a prevenção ao contágio da Covid-19, a coordenação do programa providenciou a confecção de máscaras de proteção individual, estampadas com logomarcas da Udesc e instituições parceiras.
Adquiridas pelos participantes e doadas aos atletas com menos recursos financeiros, as máscaras já vêm sendo usadas por todos os integrantes do programa, incluindo dirigentes, técnicos, professores e atletas.
Sobre o programa
Atuante desde 1992 e coordenado pelo professor Paulo Henrique Xavier de Souza, o programa Basquetebol para Todos visa propiciar a integração entre os praticantes e a preparação das equipes para a disputa de competições da categoria.
Atualmente, além de Paulo de Souza, a equipe do programa inclui Gilberto Vaz, Allan Hatem, Alexandra Folle, Mônica Flach, Guilherme Sartori, Luiza Rodrigues, Abner Barbosa de Souza, Kleber Neves, Leandro Castro de Sá, João Vitor Ramos e Silvio Mathias, assim como estagiários do Bacharelado em Educação Física da Udesc Cefid.
Confira todas as ações desenvolvidas pela Udesc no combate à pandemia do novo coronavírus no site
udesc.br/coronavirus.
Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefone: (48) 3664-7935/8010