Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

07/06/2016-12h17

Professores de Ciências Biológicas do ensino médio da rede pública fazem novo curso na Udesc Oeste

Nesta segunda-feira, 6, o grupo de pesquisa e extensão Ambiente, Desenvolvimento e Saúde Humana, do curso de Enfermagem do Centro de Educação Superior do Oeste (CEO), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), realizou o segundo dos cinco cursos previstos até setembro com 30 professores de Ciências Biológicas da 4ª Gerência de Educação de Chapecó (Gered) que atuam em escolas públicas de ensino médio da região.

Os cursos, que começaram em maio, têm duração de seis horas e estão sendo ministrados pelos professores Arnildo Korb, coordenador do grupo, Geisa Persio do Prado, Leila Zanatta, Júlia Rossetto Marchetti, Sinone Nothaft e Sandra Mara Marin, com a participação de bolsistas voluntários e acadêmicos da segunda fase da Enfermagem.

As aulas do segundo curso foram realizadas no Prédio de Enfermagem da Udesc Oeste, no Centro de Chapecó, e abordaram temas vinculados à Embriologia Humana e à Genética.

Segundo o professor Arnildo Korb, os conhecimentos em Embriologia auxiliam a entender como ocorre o desenvolvimento normal durante a gestação e os riscos que surgem, especialmente na quarta e oitava semanas, quando a exposição às substâncias tóxicas ou às radiações podem resultar em malformações fetais.

"Essas informações podem ser abordadas pelos professores do ensino médio, o que torna as aulas mais atrativas e significativas pelo fato de muitas adolescentes, por razões socieconômicas e gravidez precoce, não conseguirem ingressar no ensino superior", explica.

Nos cursos, os conteúdos de Embriologia estão sendo abordados em atividades teóricas e práticas e análise de peças anatômicas do Laboratório de Anatomia, do curso de Enfermagem.

Já na disciplina de Genética, Korb conta que as aulas procuraram revisar conceitos sobre estrutura e função do material genético para entender como o corpo humano se ajusta ou reage às diferentes situações em que é exposto.

Limitações conceituais

Segundo o professor da Udesc Oeste, o curso busca apresentar aos professores os conceitos que são essenciais para a saúde e precisam ser abordados durante as aulas de Ciências Biológicas no ensino médio. "Muitas das práticas poderão ser realizadas pelos próprios professores em suas escolas, pois não dependem de materiais caros e de difícil aquisição", diz.

Para Korb, a realização dos cursos é necessária porque os acadêmicos que ingressam na graduação em Enfermagem têm apresentado graves limitações conceituais nas áreas biológicas, que comprometem o desenvolvimento normal das aulas e limitam a possibilidade de inserção desses alunos na pesquisa básica.

"O grupo de professores da Udesc Oeste acredita que, somente por meio da aproximação entre docentes de educação básica e dos cursos superiores, será possível melhorar a qualidade na educação e apontar o que realmente precisa ser ensinado", ressalta.

Leia mais:

04/05/2016 - Udesc Oeste realiza cursos para professores de Ciências Biológicas do ensino médio da rede pública

Assessoria de Comunicação da Udesc
Jornalista Valmor Pizzetti
E-mail: valmor.pizzetti@udesc.br
Telefone: (48) 3664-7935
galeria de downloads
galeria de imagens
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h