Artigo aponta importância de disseminar cultura
em relação a riscos e desastres - Foto: Pexels
Um artigo sobre gestão de riscos na pandemia, que foi produzido por professores do Grupo Coordenado de Estudos, Pesquisas e Desenvolvimento em Gestão de Riscos para Emergências e Desastres (Gceped-GR), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), foi publicado na revista Exacta - Engenharia de Produção.
Acesse o artigo.
Intitulado "
Gestão de desastres e instrumentos de mitigação usados no Brasil em resposta à pandemia de Covid-19", o artigo descreve as ações e decisões tomadas no início da pandemia, comparando com o que os protocolos internacionais prescreviam.
O manuscrito aborda as tomadas de decisão técnicas, seus efeitos práticos e como a velocidade dessas ações afeta os resultados no enfrentamento à pandemia e redução de óbitos.
O artigo aponta a importância de disseminar uma cultura em relação a riscos e desastres, o que, segundo a Organização Geral das Nações Unidas (ONU), é papel das universidades e de escolas de nível superior.
Autores
São autores do estudo os professores Felipe Eugênio Kich Gontijo, Marino Luiz Eyerkaufer e Fabiana Santos Lima, vinculados à Udesc e membros do GCeped, e também os pesquisadores Maria José Galeno de Souza Oliveira (Unesp), Andréa Cristina Trierweiller (Ufsc), Maira Cola (Ufsc), Yuri Borba Vefago (Ufsc), Fabio de Castro Jorge Racy (Hospital Israelita Albert Einstei) e Donald Huisingh (Universidade do Tennessee).
Segundo Gontijo, o artigo não é uma crítica, mas um diagnóstico de gestão para um cenário que se formou. "Parte das falhas ocorridas se deu tanto pela falta de conhecimento geral como pela dificuldade de condução no enfrentamento", explica.
Vinculada à Universidade Nove de Julho (Uninove), a Revista Exacta visa estimular a discussão científica através de trabalhos elaborados por pesquisadores de instituições de ensino nacionais.
Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010