As professoras Edlamar Kátia Adamy e Elisangela Argenta Zanatta, do Centro de Educação Superior do Oeste (CEO), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), ministraram na última quinta-feira, 12, uma capacitação para 46 enfermeiros de 20 localidades da Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (Amosc).
A atividade abordou consultas de enfermagem no contexto da atenção primária, com base na Classificação Internacional para as Práticas de Enfermagem (Cipe).
Vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Udesc Oeste, a ação integrou um programa de extensão e ocorreu nas dependências da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc) em Capinzal.
Consulta de enfermagem
A consulta de enfermagem é uma atividade respaldada pela Lei Federal nº 7.498/1986 e pelo Conselho Federal de Enfermagem (Confen), por meio da Resolução nº 358/2009.
"Trata-se de uma atividade privativa prestada pelo enfermeiro, na qual são identificados problemas de saúde, prescritas e implementadas medidas de enfermagem com o objetivo de promoção, proteção, recuperação ou reabilitação do paciente", esclarece Kátia.
Segundo Elisangela, as dissertações das acadêmicas Cheila Karei Siega e Ingid Pujol Hansen, do Mestrado Profissional em Enfermagem na Atenção Primária à Saúde da Udesc Oeste, foram essenciais para a revisão de protocolos de enfermagem e a formatação do curso.
A capacitação contou com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e do Cofen.
Mais informações
Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail edlamar.adamy@udesc.br e pelo telefone (49) 2049-9573.
Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010