A professora da Udesc, Andreia Pelegrini, foi uma das cinco
homenageadas no evento. Foto: Leonardo Ferreira Barbosa/Fapesc
A professora da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), Andreia Pelegrini, foi homenageada durante o evento “Mulheres de Impacto: da Ciência à Inovação”, organizado pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) em 25 de março, no Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis.
Andreia, que é doutora em Educação Física, professora do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (
Cefid) e atual coordenadora de Pesquisa da Udesc, recebeu o reconhecimento por suas contribuições ao ecossistema de Ciência, Tecnologia e Inovação (CTI) de Santa Catarina.
A professora integra o Departamento de Educação Física e o Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano (PPGCMH) na Udesc Cefid, e lidera o Grupo de Estudos e Pesquisa em Cineantropometria (Gepecin) e o estudo “Saúde e geometria óssea de adolescentes com sobrepeso e obesidade: relação com a gordura total e regional”, apoiado pela Fapesc.
Além da docente, receberam a distinção pesquisadoras doutoras vinculadas a outras instituições do estado. “Estar entre as pesquisadoras homenageadas foi uma honra inenarrável, um reconhecimento que ficará registrado para sempre na minha trajetória. Naquele momento, representei todas as mulheres que fazem ciência na Udesc, com competência, dedicação e compromisso com a sociedade catarinense”, afirma Andreia.
A entrega da homenagem, que contou ainda com apresentações culturais, palestra e painel sobre o tema do evento, também reconheceu empresárias catarinenses por práticas inovadoras e sustentáveis desenvolvidas no estado.
Confira as homenageadas no site da Fundação.
“Reconhecimentos como esse reforçam a presença e o protagonismo das mulheres na ciência, ajudam a romper barreiras históricas e inspiram outras meninas e jovens a seguirem por esse caminho. Ainda enfrentamos desafios, mas momentos como esse reafirmam que estamos no caminho certo e que a ciência feita por mulheres importa — e muito”, afirma a professora e coordenadora de Pesquisa da Udesc.
Clerilei Bier, primeira vice-reitora eleita da Udesc, enaltece a excelência das 661 mulheres pesquisadoras que participam dos programas e ações da Udesc e felicita a docente homenageada. “Parabenizo a professora Andreia Pelegrini pela sua dedicação à pesquisa e por esse reconhecimento”, salienta.
Agradecimento a estudantes e colegas
A homenageada Andreia Pelegrini ressalta que o sentimento ao receber a distinção é de gratidão por todos que contribuem com a construção coletiva da ciência. “Agradeço à Udesc por proporcionar as condições institucionais e acadêmicas que viabilizam a realização de pesquisas de excelência”, destaca.
A professora também faz um agradecimento aos estudantes e colegas cientistas. “Sou profundamente grata a todos os meus orientandos que atuam diariamente em cada etapa dos projetos, e aos colegas pesquisadores do Brasil e do exterior, que tornam nossas pesquisas mais ricas e abrangentes”, declara.
A docente enaltece ainda a parceria com a Secretaria de Estado da Educação para a realização dos estudos nas escolas públicas de Florianópolis, e agradece as equipes gestoras das escolas, aos pais e responsáveis, e aos adolescentes que participam das pesquisas, “permitindo que possamos investigar as variáveis relacionadas à saúde na adolescência”, finaliza.
Assessoria de Comunicação da Udesc
*Com informações da Fapesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefone: (48) 3664-7934