É possível explorar jogos digitais como dispositivos educativos? É para responder essa pergunta que a professora Ana Beatriz Bahia, do curso de Artes Visuais da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) ministrará uma oficina no dia 17 de maio sobre games no contexto da educação não formal. A atividade ocorrerá no Museu de Arte de Santa Catarina (Masc) e terá como foco a concepção e utilização de jogos digitais em centros culturais. O evento, que apresentará exemplos de games para pensá-los como dispositivos demediação e objetos artístico-culturais, é gratuito, mas necessita inscrição.
Em tempos de hiperconectividade, crianças interagem com aplicativos e jogos digitais antes mesmo de começarem a desenhar ou de serem apresentadas a peças do patrimônio artístico e cultural. A proposta da oficina é que, a partir de referências teórico-metodológicas das áreas de educação e artes visuais, os participantes possam discutir estratégias de utilização de games em instituições culturais.
A ministrante, professora Ana Beatriz Bahia, é graduada em Artes Plásticas pela Udesc e doutora em educação pela UFSC, tendo quase 20 anos de experiência no estudo e desenvolvimento de jogos educativos, como
A Mansão de Quelícera, recomendado pelo Ministério da Educação.
A oficina é gratuita, mas tem vagas limitadas. As inscrições devem ser feitas pelo e-mail
agendamento@fcc.sc.gov.br.
Serviço:
O QUÊ: Oficina “Games como dispositivo educativo”, ministrada pela professora Ana
Beatriz Bahia.
QUANDO: Dia 17 de maio, das 14h às 17h30.
ONDE: Museu de Arte de Santa Catarina (Masc).
QUANTO: Gratuito, com necessidade de inscrição pelo e-mail
agendamento@fcc.sc.gov.br.
Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefones: (48) 3664-8350