Carolina (à esquerda, na primeira fileira) participou de
seminário de rede de professores - Imagem: Divulg.
A arquiteta e urbanista Carolina Stolf Silveira, professora do Centro de Educação Superior da Região Sul (Ceres), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Laguna, participou de seminário online da Rede de Professores Universitários pelas Ruas Completas, conceito que visa integrar planejamento do uso do solo e da mobilidade urbana de modo sustentável.
Entre outros temas, foram abordados os impactos do novo coronavírus nos centros urbanos. O evento foi organizado pela WRI Brasil, instituição global de pesquisa.
Além de Carolina, o seminário teve, por exemplo, Regina Cohen, arquiteta e coordenadora do Núcleo Pro-Acesso da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); de Tarcísio Bahia de Andrade, arquiteto e colunista do jornal A Gazeta, onde escreve sobre mobilidade urbana e sustentabilidade; e de Zenith Delabrida, psicóloga e presidente da Associação Brasileira de Psicologia Ambiental e Relações Pessoa-Ambiente (Abrapa).
Cerca de 40 professores universitários participaram, de forma online, do encontro, que abordou os seguintes temas: como o planejamento urbano pode mitigar a crise decorrente da pandemia do novo coronavírus; influências na acessibilidade de pessoas com deficiência; possíveis consequências dos serviços remotos na mobilidade urbana; e o impacto emocional da imobilidade na qualidade de vida das pessoas.
Para Carolina, além de da troca de experiências, o seminário proporcionou reflexões acerca das consequências da Covid-19 nos centros urbanos e abriu espaço para discussão sobre saúde pública por meio de modos ativos de transporte e de formas de uso e ocupação do solo.
"A ideia da rede é contribuir para a formação de profissionais qualificados, que desenvolvam projetos para que as cidades brasileiras do futuro tornem-se mais seguras, saudáveis e democráticas", afirma a docente.
Atuação na área
Carolina tem graduação pela Sociedade Educacional de Santa Catarina (Sociesc) e mestrado e doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc), com período de doutorado-sanduíche na Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Católica de Leuven, na Bélgica.
A professora, que desenvolve pesquisas abordando espaços públicos urbanos e de transporte, já atuou no desenvolvimento de planos e projetos de mobilidade urbana sustentável emJoinville (Ippuj) e também nas recomendações de acessiblidade espacial do transporte público para a Região Metropolitana de Florianópolis.
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.