Adriana (de azul e branco) com estudantes do
Grupo de Dança da Udesc Cefid - Foto: Divulgação
A professora
Adriana Coutinho de Azevedo Guimarães, do
Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), foi nomeada para a lista de imortais da Academia Brasileira de Educação Física (Abef). A honraria é concedida pela Federação Internacional de Educação Física (Fiep).
A solenidade de posse será realizada em 12 de março, às 9h, no Auditório da Udesc Cefid, em Florianópolis. Adriana ocupará a cadeira número 2 da Abef (ao todo, são 35), cujo patrono é o professor Vicente Schilikmann Rotteger, também de Santa Catarina.
A escolha ocorreu por votação dos membros da academia, após análise dos currículos dos indicados, sendo consideradas as trajetória profissional e acadêmica e as contribuições dos profissionais à área da Educação Física.
O professor Ruy Jornada Krebs, também da Udesc Cefid, falecido em 2010, recebeu a homenagem póstuma como patrono especial. O docente já havia sido agraciado pela organização internacional, em vida, como um dos dez grandes pensadores da Educação Física no Brasil.
Sobre a professora
Adriana é graduada em Educação Física e especialista em Gerontologia pela Udesc, com mestrado em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc) e doutorado em Motricidade Humana pela Universidade de Lisboa.
Na Udesc Cefid, é docente dos cursos de graduação em Educação Física (licenciatura e bacharelado) e do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano (mestrado e doutorado).
É pesquisadora do
Laboratório de Pesquisa em Lazer e Atividade Física (Laplaf) e coordenadora do programa de extensão
Ritmo e Movimento, que atua junto a pacientes com doença de Parkinson e mulheres sobreviventes de câncer de mama. Entre suas diversas atividades, coordena o
Grupo de Dança e a
Mostra de Dança da Udesc Cefid, que chegou à 16ª edição em 2019.
Também é integrante da Iniciativa Brasileira de Reabilitação na Doença de Parkinson (BPaRkI) e do Laboratório de Oncologia e Exercício (LabOne).
Abef
A Academia Brasileira de Educação Física foi criada pela Fiep e pelo Conselho Federal de Educação Física (Confef) para preservar a história e a memória da Educação Física e o acervo de seus membros, bem como fomentar e incentivar o desenvolvimento da literatura e a produção de pesquisas sobre o tema.
A instituição congrega profissionais de Educação Física, pesquisadores e escritores, além de atletas olímpicos e paraolímpicos com notórias contribuições para a área.
Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010