Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

26/03/2018-19h14

Professor e estudante de Teatro da Udesc realizam intercâmbio na Universidade de Michigan

Grupo da Universidade de Michigan vem à Udesc em maio deste ano pelo terceiro ano consecutivo. Foto: Divulgação
O professor Vicente Concilio e a estudante Naguissa Takemoto, do Departamento de Artes Cênicas do Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), participam até esta terça-feira, 27, de um intercâmbio na Universidade de Michigan, nos Estados Unidos (EUA). Ambos viajaram em conjunto com um grupo de professores e estudantes de licenciatura em Teatro da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) para residência no projeto Prison Creative Arts Project (PCAP).

Esta é a primeira vez que a Udesc acompanha o grupo da Unirio na experiência internacional em Michigan, e a ida do professor e da estudante da Udesc foi financiada pela universidade americana - devido à parceria com o programa de extensão Pedagogia do Teatro e Processos de Criação, coordenado pelo professor Vicente Concilio.

O grupo está em Michigan desde a última terça-feira, 20, e pode conhecer as ações realizadas pelo PCAP - projeto de artes criativas nas prisões coordenado pela professora Ashley Lucas e fundado em 1990. O objetivo do projeto é levar arte para contextos de privação de liberdade, por meio das linguagens artísticas - artes visuais, dança, música e teatro - e, também, da literatura.

Os brasileiros também participaram de oficinas realizadas pelo projeto e puderam trocar experiências em sala de aula nas disciplinas ministradas por Ashley. O grupo também participou da abertura da 23ª edição da exposição anual de arte dos presidiários de Michigan, realizada no dia 21 de março, a qual contou com a presença de presos em liberdade condicional que falaram sobre seus trabalhos.

Vicente Concilio também gravou uma participação no curso online “Compreendendo o encarceramento em massa: buscando alternativas”, organizado por Ashley Lucas na Universidade de Michigan sobre a questão carcerária e ações artísticas voltadas a este grupo.

Com a visita, o professor destaca a possibilidade de “ampliar as articulações, tanto para a graduação quanto para a pós-graduação, nessa perspectiva da internacionalização”. A ação já tem continuidade: em maio deste ano, a professora Ashley Lucas e um grupo de estudantes da universidade americana virão à Udesc pelo terceiro ano consecutivo. E segundo o professor Vicente, a ideia é que a cada dois anos a Udesc esteja presente no intercâmbio nos EUA.

“Conhecer a estrutura universitária de outro país é sempre muito rico e Michigan é uma das melhores universidades dos Estados Unidos. Então nos faz pensar quanta coisa podemos aprimorar na universidade brasileira e também o que temos de maravilhoso”, complementa Vicente Concilio.

Em 2017, a Udesc realizou o 1º Seminário Internacional de Arte e Educação Prisional, que contou com a participação de integrantes do Prison Creative Arts Project.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
Jornalista Laís Campos Moser
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8350
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h