O professor Eduardo Jara, da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), recebeu na noite desta quinta-feira, 2, o Prêmio Perestroika, em cerimônia on-line que reconheceu profissionais de ensino de todo o país pela forma criativa como desenvolvem seu trabalho.
Jara é professor do curso de Administração do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag) da Udesc e coordenador do programa de extensão Esag Kids. O programa promove oficinas de empreendedorismo para crianças e replica sua metodologia para dezenas de escolas Brasil afora, além de produzir conteúdo educativo em livros, vídeos, quadrinhos e podcasts.
Ao receber o prêmio, o professor destacou a importância da iniciativa. “O Brasil é um dos últimos colocados no ranking Pisa de educação, entre 79 países, e o que me dá esperança? Um prêmio como este, galera”, discursou Jara. “Professor, planeje, execute e avalie, nós somos empreendedores da educação e depende de nós um mundo melhor”.
Assista ao discurso completo na cerimônia de premiação (a partir de 57min25s):
O prêmio analisa aspectos do trabalho dos professores como afeto, encantamento, inovação, retenção e linguagem. Os inscritos foram agrupados em quatro categorias: Ensino Básico, Ensino Superior, Ensino Livre e Ensino Digital: Vídeos Curtos. Eduardo Jara foi um dos cinco premiados entre professores do Ensino Superior.
Veja a lista dos outros premiados na categoria:
Guia dos Professores Criativos do Brasil
Assim como Eduardo Jara, todos os professores inscritos que atendam aos requisitos mínimos avaliados pela Comissão Julgadora são também incluídos no Guia Professores Criativos do Brasil, que foi publicado na segunda-feira, 14.
Saiba mais sobre o prêmio em premioperestroika.com.br.
Acesse o Guia Professores Criativos do Brasil.
Conheça também o programa Esag Kids.
Assessoria de Comunicação da Udesc Esag
Jornalista Carlito Costa
E-mail: comunicacao.esag@udesc.br