Alexandre Andrade falou em seminário sobre ciclismo
para pesquisadores portugueses - Foto: Divulgação
O professor
Alexandro Andrade, do
Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), ministrou uma videoconferência durante o 2º Seminário Anual de Ciclismo, realizado pela
Universidade de Coimbra (UC) e pela
Federação Portuguesa de Ciclismo no último sábado, 4.
A participação no evento ocorreu a convite da federação e do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Esporte da instituição portuguesa, uma das mais antigas do mundo, fundada em 1290.
Transmitida ao público que participou do encontro de forma presencial no Auditório da Universidade de Coimbra, a palestra do professor Andrade abordou o papel do sono e suas relações com a fadiga, a recuperação e o desempenho esportivo.
Qualidade do sono
Na apresentação, o docente resumiu as teorias sobre a qualidade do sono, a fadiga física e mental, suas relações entre recuperação de treinamento e a psicologia do esporte.
"O sono é um fator fundamental no planejamento do treinamento para o alto rendimento esportivo, associado à recuperação do treinamento e da competição e para a saúde e o desempenho do atleta", destaca o pesquisador.
A palestra detalhou parte da produção acadêmica e científica internacional do
Laboratório de Psicologia do Esporte e do Exercício (Lape), da Udesc Cefid, que inclui estudos empíricos e de revisão sobre o sono na clínica e na recuperação em saúde, bem como no esporte de elite e de alto rendimento esportivo.
Segundo o palestrante, foram destacados artigos publicados internacionalmente pelo Lape que abordam o sono e a recuperação relacionados à psicologia no rendimento esportivo. Coordenado pelo professor Andrade, o laboratório é vinculado ao
Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano.
Mindfulness
Um dos estudos citados foi o “
Efeito do treinamento de mindfulness na fadiga e recuperação em atletas de voleibol de elite: um estudo de acompanhamento controlado randomizado", publicado neste mês pelo Jornal de Ciências do Esporte e Medicina.
Andrade ressaltou na palestra que, conforme revisão sistemática feita pelo Lape neste ano, existem poucos estudos teóricos e especialmente empíricos na literatura internacional que avaliam a qualidade do sono de atletas de elite e os impactos psicológicos associados ao desempenho e recuperação de atletas, especialmente no ciclismo de elite.
O professor apresentou ainda dois estudos em desenvolvimento no laboratório que abordam as relações entre sono, aspectos psicológicos e desempenho no ciclismo, e propôs, ao final, um estudo empírico experimental sobre os efeitos do mindfulness e da música sobre o sono e a recuperação de atletas de elite do ciclismo.
Parceria internacional
Andrade conta que o convite para a palestra internacional foi feito por iniciativa dos professores Amândio Cupido dos Santos e Manuel Carlos Gameiro da Silva, da Universidade de Coimbra.
Professor no Doutorado em Ciências do Esporte, Amândio Cupido é um dos mais importantes preparadores físicos do País e fisiologista do Comitê Olímpico Português, no qual é responsável por diversos medalhistas internacionais. Já Manuel Carlos é doente do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica da instituição portuguesa.
Para o segundo semestre de 2022, Alexandro Andrade foi convidado a retornar como professor e pesquisador visitante na Universidade de Coimbra. "Temos projetos de pesquisa em curso no Lape que serão aplicados também com atletas de elite de Portugal", afirma.
Professor e pesquisador visitante
Segundo o docente, o relacionamento entre pesquisadores das duas universidades remonta há 2019, quando ele esteve pela primeira vez em Coimbra, a convite dos professores, como pesquisador visitante em dois programas de pós-graduação: na área de Engenharia Mecânica, com estudos da qualidade do ar na saúde e no esporte, e no Doutorado em Ciências do Esporte, apresentando estudos na área da Psicologia do Esporte.
Desde 2014, Alexandro também é professor visitante e pesquisador na Itália, junto aos doutorados em Engenharia Mecânica e em Ciências do Esporte da
Universidade de Cassino (Unicas).
"O Lape e a pós-graduação da Udesc Cefid têm se destacado, mediante os esforços de sua equipe, na alta produtividade e no alto impacto regional e internacional de sua pesquisa e produção, mediante publicações, apoio e reconhecimento internacional", conclui o professor.
Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail
alexandro.andrade@udesc.br.
Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010