Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

30/05/2017-17h59

Primeiro Fórum de Estágio da Udesc é realizado nesta terça no Mesc, em Florianópolis

Fórum promoveu troca de ideias sobre estágio. Foto:Div.

A Pró-Reitoria de Ensino (Proen) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) realizou nesta terça, 30, o I Fórum de Estágio: Reunião de Trabalho dos Comitês de Estágio dos Centros da Udesc. A ação ocorreu no Museu da Udesc (Mesc), no centro de Florianópolis.

O fórum teve por objetivo promover a troca de ideias sobre: Concepção de estágio (contribuição na formação, habilidades essenciais, competências, aprendizado, vinculação de teoria e prática, acompanhamento e avaliação do estágio) e a respeito de legislação/documentação (estágios obrigatórios e não-obrigatórios, ocupação docente, termo de compromisso, mobilidade/estágio internacional).

De acordo com a pró-reitora de Ensino da Udesc, Soraia Tonon da Luz, esse fórum foi composto nos moldes de um grupo de trabalho interno “a demanda partiu dos próprios coordenadores gerais de Estágio da instituição.” Ela destacou a importância dos objetivos e finalidades da prática do estágio serem delineadas “a articulação entre conhecimento teórico e aplicação concreta se dá através dessa prática que contribui decisivamente na formação do profissional.”

Após a abertura do fórum feita pela pró-reitora da Udesc, o gerente executivo do Instituto Euvaldo Lodi (IEL) da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), representado pela coordenadora Bianca Pauletti, ministrou palestra intitulada “O estágio como etapa do processo de formação profissional”. Em seguida, os coordenadores de Estágios apresentaram o estágio curricular nos cursos de graduação dos centros de ensino da Udesc.

Durante a tarde, das 13h30 às 17h, os participantes do evento realizaram uma conversa guiada por tópicos: O grupo das licenciaturas foi mediado pela Profa. Dra. Rosa Elisabete Militz W. Martins (Udesc Faed) e grupo dos bacharelados moderado pelo Prof. Dr. Nério Amboni (Udesc Esag).

No encerramento do fórum, os relatores dos grupos apresentaram uma síntese dos encaminhamentos necessários às melhorias nos estágios da instituição. “Esse sumário servirá de base para a elaboração do  futuro Caderno de Ensino da Udesc”, declarou a pró-reitora.
 

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-8006/8010

galeria de downloads
galeria de imagens
  • I Fórum de Estágios da Udesc
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h