Curso sobre prevenção e manejo das infecções é
produto do Mestrado em Enfermagem: Arte: Div.
O
Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, do Centro de de Educação Superior do Oeste (CEO), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), em parceria com a
Escola de Saúde Pública de Santa Catarina (ESP/SC), está ministrando o curso
"Prevenção e manejo das infecções do trato urinário", voltado aos profissionais de saúde da atenção básica da Região Macro Grande Oeste.
Com atividades de 4 a 30 de agosto e duração total de 20 horas, a formação é realizada na modalidade a distância, de forma assíncrona, e terá certificação emitida pela ESP/SC.
O curso é um dos produtos da pesquisa da acadêmica Rafaela Bedin no Mestrado Profissional em Enfermagem na Atenção Primária à Saúde, desenvolvida com orientação do professor Arnildo Korb e coorientação da professora Denise Zocche.
Controle de infecções urinárias
Conforme os pesquisadores, a iniciativa complementa diversas ações que já vem sendo realizadas na pesquisa e na extensão da Udesc Oeste em relação ao controle das infecções urinárias, sendo o foco delas em Chapecó.
"Essas infecções representam grandes riscos para gestantes e fetos, podendo causar sepse na gestante, levar à morte, parto prematuro e aborto", destacam os pesquisadores.
"Por acometer mais a população feminina, muitas mulheres com o problema podem sofrer com complicações renais, como as pielonefrites e os cálculos renais", complementam.
O curso tem dois objetivos principais:
-
abordar a temática de Infecção do Trato Urinário na Atenção Primária a Saúde quanto a prevenção e manejo de maneira multiprofissional;
-
abordar exames e condições que podem influenciar no diagnóstico e tratamento das infecções urinárias.
Adesão
Segundo os organizadores, 356 profissionais se inscreveram no curso, o que representa quase a totalidade das 242 unidades básicas de saúde existentes na Região Macro Grande Oeste.
"Essa participação expressiva deve-se pelo intenso trabalho de divulgação e que contou com o apoio dos coordenadores regionais de saúde de Chapecó, São Miguel do Oeste e Xanxerê", afirma a equipe.
Para os pesquisadores envolvidos, a expectativa é que o curso "promova a compreensão, nos profissionais de saúde, sobre a complexidade existente no desenvolvimento da infecção e nos processos de intervenções necessários, que vão desde as orientações sobre coleta correta de urina, análises laboratoriais, prescrições e uso adequado de antibióticos, à prevenção com práticas de higiene e saúde, como beber água em quantidade superior a dois litros diários e urinar com frequência".
Saiba mais sobre o Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Udesc Oeste no
site.
Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8009