Trabalho de Bruna Teixeira abordou governança no
turismo em Balneário Camboriú - Fotos: Divulgação
Nesta sexta-feira, 28, às 18h30, a acadêmica Luanna Marli Cota defenderá seu trabalho de conclusão do curso de
Especialização em Governança Pública: Regulação e Risco,
realizado pelo Centro de Educação Superior da Foz do Itajaí (Cesfi), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Balneário Camboriú. Esta será a quarta banca de defesa da pós-graduação realizada neste mês.
Acesse a agenda de defesas no site.
O trabalho de Luanna tem o título "A noção extrativista e inclusivista institucional e o imposto redistributivo IPTU: Evidências empíricas para os municípios brasileiros". A defesa ocorrerá na Sala 24 da Udesc Balneário Camboriú e a banca será formada pelos professores Adilson Giovanini (orientador), Wallace Marcelino Pereira, Samiara Kauchakje e Pompilio Locks Filho.
Governança de Turismo
A primeira defesa da pós ocorreu em 7 de julho: a estudante Bruna Teixeira Adriano apresentou o trabalho “Governança de Turismo em Balneário Camboriú: Estudo dos atores, agendas e resultados”.
A banca foi composta pelos professores Danilo Jose Alano Melo (orientador), Luiz Filipe Goldfeder Reinecke, Francisco Antonio dos Anjos, da Univali e Daniel Moraes Pinheiro.
Segundo Bruna, a ideia de contribuir para as discussões sobre sustentabilidade e governança na cidade de Balneário Camboriú foi um grande estímulo para o desenvolvimento de seu trabalho. Atualmente, ela trabalha na Prefeitura de Balneário Camboriú e acredita que a pós-graduação em Governança Pública alavancou seu aperfeiçoamento técnico, que certamente “será aplicado na minha vida profissional e acadêmica.”.
Imigração e meio ambiente
A segunda banca da pós ocorreu no dia 14, da acadêmica Débora Pontes Esteves, que é secretária de Ensino de Graduação da Udesc Balneário Camboriú. Seu trabalho teve o título "Mulheres imigrantes vindas de países em situação de crise humanitária: Quais políticas públicas elas demandam e o que a cidade de Balneário Camboriú oferece?".
Leia a notícia sobre a defesa.
Já na última sexta-feira, 22, a aluna Josilene Aparecida Vieira de Sousa Jonck apresentou o trabalho "Substituição do uso de defensivos químicos para os defensivos naturais: uma análise sob a perspectiva do agricultor".
A banca foi constituída pelos professores Vitor Hugo Klein Junior (orientador), Pompilio Locks Filho, Vanessa Simon e Luiz Filipe Goldfeder Reinecke.
Josilene conta que, por ser egressa da graduação em Administração Pública da Udesc, conhecia a qualidade dos cursos oferecidos pela instituição e desejava fazer uma pós-graduação há bastante tempo.
Oriunda de uma família de agricultores, ela é trabalhadora autônoma e sempre quis colocar em pauta questões que envolvam o meio ambiente e a sustentabilidade. “Quando falamos de defensivos químicos e defensivos naturais, estamos abordando questões ligadas à produção de alimentos mais saudáveis para a população e manejos mais sustentáveis para o nosso ecossistema”, destaca.
Sobre a pós
Iniciada em outubro de 2020, a pós-graduação em Governança Pública da Udesc Balneário Camboriú tem foco em Regulação e Risco. O curso visa capacitar profissionais para atuação na área de regulação das relações entre o estado e a sociedade, com especial ênfase à governança de riscos.
Mais informações podem ser obtidas na
página da especialização.
Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8009