Tratamento de água à base de ozônio reduz utilização
de cloro e dos seus efeitos - Foto: Fernando Almeida
O
Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), realizou uma série de melhorias na piscina terapêutica da unidade, buscando aprimorar as condições de uso para pacientes e servidores que frequentam o ambiente.
Feitas durante o período de recesso da universidade, as obras tiveram investimento de cerca de R$ 20 mil.
A principal mudança foi a instalação de um novo sistema de tratamento da água. De acordo com o diretor de Administração, Ismael Franz, a medida atende a uma reivindicação dos professores que utilizam o espaço.
"Foi adquirido um sistema de tratamento de água por ozônio, método que permite a redução de até 80% do uso de cloro", destaca o diretor.
Com menos cloro na água, diminuem os efeitos causados por ele no corpo dos usuários, bem como a absorção do cloro pela pele, que é reduzida drasticamente.
Conforto e higiene
Franz destaca que o novo método de tratamento é mais eficiente e ecologicamente correto do que o anterior, pois utiliza um gás natural que também é um poderoso bactericida, algicida, fungicida e viricida, e cuja aplicação destrói microorganismos presentes na água mais rápido que o cloro.
"Além disto, não irrita a pele, os olhos e as mucosas dos usuários, o que, para nosso público, é ainda mais importante", afirma.
As melhorias também incluíram intervenções na estrutura física, com a ampliação do revestimento de azulejo das paredes, a pintura dos tetos dos banheiros, a substituição da porta de entrada, a manutenção do corrimão da rampa de acessibilidade da piscina e a instalação de refletores de LED.
Mais informações
Mais informações podem ser obtidas com a Direção de Administração pelo e-mail
dad.cefid@udesc.br e pelo telefone (48) 3664-8612.
Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010