Evento marca o Dia Mundial do Lazer - Arte: Divulg.
Nesta sexta-feira, 16, às 19h, será realizada um evento online para marcar o Dia Mundial do Lazer, com participação de duas pesquisadoras do
Laboratório de Pesquisa em Lazer e Atividade Física (Laplaf), do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).
O bate papo sobre o tema “Lazer e direitos humanos” terá como convidadas as professoras Alcyane Marinho, coordenadora do Laplaf, e Priscila Mari dos Santos Correia, que é membro fundadora do laboratório. A mediação será feita por Maíra Martins, educadora do Sesc Osasco, que é a instituição promotora do evento.
Acesse a transmissão na página do Sesc Osasco no Facebook.
Direito ao lazer
A conversa online com Alcyane e Priscila abordará o direito ao repouso e ao lazer, entendido como essencial à vida de toda e qualquer pessoa, e os inúmeros obstáculos para que ele ocorra na vida atual. Como exemplo, serão compartilhadas experiências com idosos do Sul do Brasil e suas atuais relações com o lazer.
"O direito social ao lazer significa, no mínimo, que as pessoas possam ocupar uma parcela do seu tempo com atividades de livre escolha, para estar com a família, ir ao cinema, a parques, praticar esportes, participar de alguma atividade intelectual ou artística, não fazer nada, entre tantas outras possibilidades", esclarecem as pesquisadoras.
"Mas, além dos inúmeros obstáculos que já existiam para a vivência do lazer, vivemos atualmente uma pandemia que reforça a negação desse direito, assim como o direito à saúde e à educação", destacam.
Segundo as pesquisadoras, o evento pretende levantar reflexões sobre esse cenário "caótico por um lado, mas, por outro, imbuído de esperança e desejo de mudanças, em busca da legitimação e da efetivação do lazer como direito universal e indissociável".
Dez anos do Laplaf
O evento ocorre em um momento especial para o Laplaf: os 10 anos de formalização institucional do laboratório.
Alcyane ressalta que os estudos atuais desenvolvidos pelas pesquisadoras do Laplaf, em uma de suas linhas de pesquisa, "têm dado voz e vez às minorias, enfocando, por exemplo, estudos sobre o brincar de populações tradicionais e ribeirinhas, com Miraíra Manfroi; as manifestações lúdicas e crianças em ruas, com Wihanna Franzoni; o lúdico e a capoeira, com Samara Escobar; crianças sem acolhimento, com Maria Eduarda Tomaz Luiz; e pesquisas com idosos, com Priscila Mari dos Santos Correia, Lais Mendes Tavares, Adriana Viscardi e Isabelle Meirelles Vieira.
"Esses estudos vêm nutridos por desejos pessoais de mulheres sensibilizadas com as causas destas populações diminuídas, secundarizadas. Eles retratam uma oportunidade fértil para ampliar os olhares e dar visibilidade para problemas instalados em determinados grupos e culturas. Acreditamos que aquilo que não é estudado não é conhecido, e aquilo que não é conhecido não é defendido. Portanto, precisamos de mais estudos e mais defesas na área", afirma.
Sobre as pesquisadoras
Alcyane Marinho é graduada em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), com mestrado e doutorado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Realizou pós-doutorados na Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc) e na Universidade Tecnológica de Sydney, na Austrália.
É professora permanente dos programas de pós-graduação em Ciências do Movimento Humano, da Udesc Cefid, e Educação Física, da Ufsc, além de sócia-fundadora da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-graduação em Estudos do Lazer (Anpel).
Priscila Correia tem graduação em Educação Física pela Udesc Cefid, com mestrado e doutorado em Educação Física pela Ufsc.
Atua como profissional de Educação Física na Prefeitura de São José, desenvolvendo atividades relacionadas ao lazer de idosos no Centro de Atenção à Terceira Idade (Cati).
Dia do Mundial de Lazer
A celebração da data em 16 de abril ocorre por iniciativa da Organização Mundial de Lazer. A programação neste ano tem o tema "Lazer para uma Vida Melhor" e visa reforçar o lazer como um direito social e sua importância no cotidiano.
Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010