Doutoranda Priscila e mestrandas Alicia e Audrey (da
esq. para dir.) foram a evento em Criciúma - Foto: Div.
Pesquisadoras do
Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), participaram do
6º Simpósio Sul-Brasileiro de Atividade Física e Saúde (Ssbafs), que foi realizado entre 14 e 16 de novembro, na Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), em Criciúma.
O evento teve o tema "Caminhando para um futuro mais ativo: das clínicas às intervenções populacionais" e debateu avanços científicos e práticos no campo da saúde e da atividade física.
A Udesc Cefid foi representada pela doutoranda
Priscila Rodrigues Gil e pelas mestrandas
Alicia Garcia Lima e
Audrey Alcantara Garcia Meliani, que integram o
Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano (PPGCMH) e o
Laboratório de Pesquisa em Lazer e Atividade Física (Laplaf), sendo orientadas pela professora
Adriana Coutinho de Azevedo Guimarães.
As pesquisadoras apresentaram três estudos científicos sobre a importância de intervenções baseadas em exercícios físicos no manejo de sintomas motores e não motores da doença de Parkinson. Na modalidade oral, foram dois trabalhos:
-
"O treinamento funcional pode causar efeitos positivos nos sintomas depressivos e na cognição de pessoas com Parkinson? Ensaio clínico randomizado" - Alicia Garcia Lima, Jéssica Amaro Moratelli e Adriana Coutinho de Azevedo Guimarães;
-
"A eficácia do mat pilates na cognição, humor e perspectiva do envelhecimento de pessoas com Parkinson: um ensaio clínico randomizado" - Audrey Alcantara Garcia Meliani, Jéssica Amaro Moratelli, Ketllyn Hames Alexandre, Julia Beatriz Bocchi Martins, Danielly Yani Fausto e Adriana Coutinho de Azevedo Guimarães.
O outro estudo apresentado foi na modalidade de pôster, com o título "Evidências de intervenções de dança na cognição de pessoas com Parkinson: uma revisão sistemática com metanálise", de Priscila Rodrigues Gil, Jéssica Amaro Moratelli, Danielly Yani Fausto, Kettlyn Hames Alexandre, Audrey Alcantara Garcia Meliani, Alicia Garcia Lima e Adriana Coutinho de Azevedo Guimarães.
De acordo com a professora Adriana, "a participação de mestrandas e doutorandas do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano é uma excelente oportunidade para divulgar, em outros centros, as pesquisas realizadas na Udesc Cefid. Além de apresentar os resultados obtidos e a relevância dos ensaios clínicos randomizados, essas ações evidenciam o impacto positivo que os trabalhos geram na vida da comunidade de pessoas com doença de Parkinson".
Mais informações
Mais informações podem ser obtidas nos perfis do
Laplaf e do
projeto AtivaPark no Instagram.
Novidades da Udesc Cefid também estão disponíveis nas mídias sociais do centro:
Instagram,
Facebook,
X (antigo Twitter),
Bluesky e
WhatsApp.
Assessoria de Comunicação da Udesc Cefid
Jornalista Rodrigo Brüning Schmitt
E-mail: comunicacao.cefid@udesc.br
WhatsApp: (48) 98801-7729
Telefone: (48) 3664-8637
* Notícia atualizada em 25/11/2024, às 14h31.