Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

22/11/2024-14h55

Pesquisadoras da Udesc Cefid apresentam estudos sobre Parkinson em simpósio

Doutoranda Priscila e mestrandas Alicia e Audrey (da esq. para dir.) foram a evento em Criciúma - Foto: Div.
Pesquisadoras do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), participaram do 6º Simpósio Sul-Brasileiro de Atividade Física e Saúde (Ssbafs), que foi realizado entre 14 e 16 de novembro, na Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), em Criciúma.

O evento teve o tema "Caminhando para um futuro mais ativo: das clínicas às intervenções populacionais" e debateu avanços científicos e práticos no campo da saúde e da atividade física.

A Udesc Cefid foi representada pela doutoranda Priscila Rodrigues Gil e pelas mestrandas Alicia Garcia Lima e Audrey Alcantara Garcia Meliani, que integram o Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano (PPGCMH) e o Laboratório de Pesquisa em Lazer e Atividade Física (Laplaf), sendo orientadas pela professora Adriana Coutinho de Azevedo Guimarães

As pesquisadoras apresentaram três estudos científicos sobre a importância de intervenções baseadas em exercícios físicos no manejo de sintomas motores e não motores da doença de Parkinson. Na modalidade oral, foram dois trabalhos:

  • "O treinamento funcional pode causar efeitos positivos nos sintomas depressivos e na cognição de pessoas com Parkinson? Ensaio clínico randomizado" - Alicia Garcia Lima, Jéssica Amaro Moratelli e Adriana Coutinho de Azevedo Guimarães;
  • "A eficácia do mat pilates na cognição, humor e perspectiva do envelhecimento de pessoas com Parkinson: um ensaio clínico randomizado" - Audrey Alcantara Garcia Meliani, Jéssica Amaro Moratelli, Ketllyn Hames Alexandre, Julia Beatriz Bocchi Martins, Danielly Yani Fausto e Adriana Coutinho de Azevedo Guimarães.
O outro estudo apresentado foi na modalidade de pôster, com o título "Evidências de intervenções de dança na cognição de pessoas com Parkinson: uma revisão sistemática com metanálise", de Priscila Rodrigues Gil, Jéssica Amaro Moratelli, Danielly Yani Fausto, Kettlyn Hames Alexandre, Audrey Alcantara Garcia Meliani, Alicia Garcia Lima e Adriana Coutinho de Azevedo Guimarães.

De acordo com a professora Adriana, "a participação de mestrandas e doutorandas do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano é uma excelente oportunidade para divulgar, em outros centros, as pesquisas realizadas na Udesc Cefid. Além de apresentar os resultados obtidos e a relevância dos ensaios clínicos randomizados, essas ações evidenciam o impacto positivo que os trabalhos geram na vida da comunidade de pessoas com doença de Parkinson".

Mais informações

Mais informações podem ser obtidas nos perfis do Laplaf e do projeto AtivaPark no Instagram.

Novidades da Udesc Cefid também estão disponíveis nas mídias sociais do centro: Instagram, Facebook, X (antigo Twitter)Bluesky e WhatsApp.

Assessoria de Comunicação da Udesc Cefid
Jornalista Rodrigo Brüning Schmitt
E-mail: comunicacao.cefid@udesc.br
WhatsApp: (48) 98801-7729
Telefone: (48) 3664-8637

* Notícia atualizada em 25/11/2024, às 14h31.
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
  • Imagem 2
  • Imagem 3
  • Imagem 4
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: contato@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.