Levantamento de ações adotadas orientará gestores
pelo País - Foto: Ricardo Wolffenbüttel/Gov SC/Arq.
Uma pesquisa feita pela
Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem), sob liderança do reitor da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), Dilmar Baretta, buscou analisar o cenário das instituições afiliadas à entidade diante dos efeitos da pandemia de Covid-19.
Os resultados apresentam números sobre como as universidades foram impactadas e estão lidando com a pandemia, elencando pontos positivos e negativos das ações adotadas e resumindo as aprendizagens.
Acesse o resumo dos resultados no informativo da Abruem.
Realizado em agosto e setembro, o levantamento foi conduzido pela Câmara de EAD da Abruem, que é presidida pelo reitor da Udesc e secretariada pela professora Carmen Maria Cipriani Pandini, do Centro de Educação a Distância (Cead).
Objetivos
O principal objetivo da iniciativa foi nortear decisões dos gestores e gerar propostas e sugestões, visando minimizar possíveis impactos negativos e qualificar os processos de gestão universitária para melhor atender às comunidades interna e externa.
Ao todo, 44 instituições responderam ao questionário, que abordou, entre outros temas, a realização de aulas presenciais mediadas por tecnologia durante a pandemia, o percentual de alunos com acesso à internet e as ferramentas de comunicação e de aprendizagem utilizadas pelas instituições.
Segundo Baretta, a pesquisa fornece um panorama geral da realidade das instituições com relação à implementação de ensino remoto devido ao isolamento social imposto pela pandemia da Covid-19.
Evolução na adversidade
"Nos surpreendemos com alguns resultados. Percebemos que o início foi bem desafiador, mas, na medida do possível, quando os reitores começaram a socializar os problemas, as soluções foram sendo criadas", destaca o reitor da Udesc.
Baretta ressalta que, com a implementação do ensino mediado por tecnologias, as universidades perceberam que o prejuízo em termos de aprendizagem foi muito menor do que o imaginado.
"O ensino está passando por transformações e é preciso acompanhar essas mudanças. Nos últimos meses, avançamos alguns anos em questões relacionadas às formas de ofertar educação, reconhecendo que as universidades precisam dar respostas aos acontecimentos atuais, dialogar e estar aberta à sociedade, buscando oferecer alternativas em todos as dimensões, no ensino, na pesquisa e na extensão."
Ele destaca ainda que muitas universidades, dentre elas a Udesc, trabalham propostas para a implantação do ensino híbrido após a pandemia. "Essa proposta envolve avaliações, discussões, diálogos, revisão de projetos de modo a atender as demandas e os anseios de toda a comunidade acadêmica", afirma.
Para Carmen Pandini, que foi responsável pela consolidação dos dados, "a pesquisa está alicerçada na dinâmica das relações vividas no interior das universidades associadas e fornece um corpus de dados consistente, que servirá para rever conceitos, reavaliar práticas e revisar planejamentos".
"Ela traz para o centro dos debates as sensações e os sentimentos do vivido, do acontecido e do acontecendo em distintos contextos e realidades. E isso está demonstrado nos relatos. Percebemos que o trabalho em rede, a solidariedade e o cuidado com o outro ainda são princípios que permeiam as relações de trabalho e a gestão universitária", afirma Carmen.
Relevância
O vice-presidente da Abruem e reitor da Universidade de Pernambuco (UPE), Pedro Henrique Falcão, destacou a importância do levantamento: "Os dados irão ajudar os gestores das diversas universidades afiliadas a entenderem a realidades das instituições como um todo e a compartilharem experiências exitosas no que se refere ao ensino em tempos de pandemia".
A Abruem congrega, ao todo, 46 instituições públicas de ensino superior que possuem, juntas, mais de 702 mil estudantes universitários em 2.283 cursos de graduação. Na pós-graduação, são cerca de 111 mil alunos matriculados em 792 programas de mestrado e 521 de doutorado.
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