Maria Bernardete Castelan Póvoas é professora do Departamento de Música e do PPGMUS
Imagem: Divulgação/PPGMUS Udesc Ceart.
A professora e pesquisadora Maria Bernardete Castelan Póvoas, do
Departamento de Música (DMU) e do
Programa de Pós-Graduação em Música (PPGMUS), do Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), lançou internacionalmente em outubro a edição crítica da Sonata (1944), do compositor Frederico de Freitas.
Convidada pelo Instituto de Etnomusicologia - Centro de Estudos em Música e Dança (INET-MD), desenvolveu a pesquisa intitulada “Uma (re)leitura interpretativa de obras para piano do compositor Frederico de Freitas (1902-1980)”, que traz uma importância histórica, cultural e artística, pois disponibiliza aos profissionais e ao público em geral, o contato com uma obra de arte do século 20, de difícil acesso.
O professor Sérgio Paulo Ribeiro de Freitas, coordenador do PPGMUS, declara que o trabalho artístico e musicológico desenvolvido é de grande importância para o Brasil e para a América Latina. “Edições críticas como essa são uma forma cosmopolita de interação acadêmica e artística, além de contribuir para um campo de atuação profissional para os professores pesquisadores que, nos campos das artes, formamos na Udesc Ceart”,afirma Freitas.
Mais informações
A publicação internacional resultante do projeto de pesquisa musicológica foi desenvolvida em 2018 e 2019, numa cooperação internacional com a Universidade de Aveiro (Portugal), sob a supervisão da professora do Departamento de Comunicação e Arte, Helena Paula Marinho.
Para adquirir a edição crítica, acesse o site da
Editora Musical AvA Musical Editions.
Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart*
e-mail:
comunicacao.ceart@udesc.br
*em atendimento remoto