Educandário Santa Catarina, em São José, receberá
cinco ações feitas por estudantes - Foto: Divulgação
Uma parceria entre a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e a
Federação de Empresas Juniores de Santa Catarina (Fejesc) realizará uma série de ações em prol do
Educandário Santa Catarina, organização beneficente que atende crianças em São José.
A ação investirá um valor global de R$ 52 mil em cinco projetos de empresas juniores (veja a lista abaixo), que serão executados até o fim deste ano.
Os recursos foram repassados à Udesc pelo deputado estadual João Amin (PP), que doou sua verba de auxílio-moradia da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc).
Projetos aprovados
Apresentação
Selecionados por meio de edital, os projetos foram apresentados na última segunda-feira, 12, em um encontro na sede do Campus I da Udesc, no Bairro Coqueiros, em Florianópolis.
Pela Udesc, o evento foi prestigiado pelo reitor, Marcus Tomasi, pelo vice-reitor, Leandro Zvirtes, e pelo pró-reitor de Extensão, Cultura e Comunidade (Proex), Fábio Napoleão.
Também participaram o deputado João Amin, a presidente da Fejesc, Ana Beatriz Cesa, representantes do Educandário SC e das empresas juniores participantes.
Lançada em maio, a iniciativa busca qualificar as empresas juniores por meio do financiamento de projetos que contribuam para melhorar o atendimento prestado a crianças e adolescentes pelo educandário.
Organização social civil sem fins lucrativos, criada na década de 1930 para abrigar pacientes de hanseníase, o educandário atende, desde os anos 1970, crianças de 18 meses a 12 anos em condição de vulnerabilidade socioeconômica, atuando na educação infantil e complementar.
Relevância
Para o reitor, o apoio dedicado às organizações estudantis pela Udesc, em especial por meio da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Comunidade (Proex), reflete a relevância do trabalho realizado por elas para a universidade. "As empresas juniores, bem como as entidades representativas, desempenham um importante papel pedagógico na formação dos estudantes e reforçam a contribuição da instituição pela transformação social", afirma Tomasi.
Napoleão destaca a parceria com a Fejesc, que ainda trará muitos resultados. "Há um planejamento em execução na universidade que envolve políticas e ações voltadas à criação e qualificação das empresas juniores. Um dos objetivos é conquistar o Selo Instituição Júnior, ofertado às instituições de ensino superior em que 25% dos cursos de graduação apresentam EJs federadas", completa o pró-reitor.
Movimento júnior
Fundada em 1994, com a missão de garantir o crescimento sustentável do movimento empresa júnior catarinense, a Fejesc tem atualmente 41 empresas juniores associadas, localizadas em oito cidades: Florianópolis, Balneário Camboriú, Blumenau, Lages, Joinville, Chapecó, Araranguá e Criciúma.
A ideia das empresas juniores surgiu na França, em 1967, e prosperou no Brasil, que é o atual recordista mundial em número de EJs, com mais de 800 em atividade no País.
Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010