Em alusão ao Outubro Rosa, a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) lançou uma campanha com o objetivo de compartilhar informações e promover conscientização da prevenção e identificação precoce do câncer de mama e de colo de útero.
A partir desta semana, até 30 de novembro, a instituição arrecadará fraldas geriátricas e materiais de higiene para os pacientes do
Centro de Pesquisas Oncológicas (Cepon), em Florianópolis. Promovida pela
Secretaria de Assuntos Estudantis (SAE), dentro do projeto Promovendo Saúde na Univer-cidade, a ação também visa atender outras instituições do Estado.
As doações de acadêmicos, servidores e comunidade externa podem ser entregues na sala da Enfermagem, na Reitoria, ao lado do Restaurante Universitário, localizada na sede do Campus I, no Bairro Itacorubi, em Florianópolis, e também no Hall da Reitoria. As demais unidades da Udesc também contarão com pontos de coleta de doações.
"Quem desejar pode ainda adicionar, junto às doações, um bilhete ou uma cartinha com mensagem positiva ou palavra de conforto para um paciente", lembra Valdirene Ávila, técnica da Udesc, enfermeira e coordenadora da campanha.
A campanha ainda prevê divulgar informações sobre a conscientização para a prevenção da doença, com a distribuição de materiais impressos sobre o Outubro Rosa para o público da instituição.
Diagnóstico precoce é o melhor caminho
De acordo com Valdirene, o diagnóstico precoce ainda é o maior aliado para o tratamento eficaz do câncer de mama. Quando identificado cedo, pode ser tratado, medida que impede que o tumor alcance outros órgãos.
O câncer de mama pode ser detectado em fases iniciais em grande parte dos casos, aumentando assim as chances de tratamento e cura.
Mais informações
Mais informações sobre o tema e dicas importantes de saúde e bem-estar das mulheres podem ser encontradas na página da
Secretaria de Assuntos Estudantis, na aba Enfermagem.
Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8009