Equipe de rondonistas em Meleiro tem brasileiros,
paraguaios e chilenos - Foto: Divulgação
Sete municípios da região Sul Catarinense recebem até o final desta semana atividades da
Operação Caminho dos Cânions, promovida pelo Núcleo Extensionista Rondon (NER), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).
Em Meleiro, a equipe coordenada pelo técnico Rogério Boddemüller, do
Centro de Educação a Distância (Cead), é formada por 12 pessoas, incluindo docentes e estudantes brasileiros, paraguaios e chilenos (veja lista abaixo).
Desde 1º de agosto, a equipe promove uma programação com até 25 tipos de oficinas e atividades diferentes (veja a lista completa abaixo). Na Udesc Cead, Boddemüller é coordenador de Informática e do programa de extensão Pakua Udesc.
Demandas locais
As atividades em cada município são planejadas conforme demandas locais e envolvem diversos segmentos sociais. Um dos principais públicos envolvidos são os profissionais e estudantes das redes de ensino e da área da saúde.
As ações em Meleiro ocorrem no Pavilhão do Arroz e na Escola Prefeito Luiz de Pelegrini, no distrito de Sapiranga, e na Escola Inês Tonelli Nápole, no Centro.
Nos primeiros dias, houve atividades físicas para a terceira idade e para a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae); contação de histórias e pintura facial/balão para crianças; e palestras sobre humanização do atendimento (Gente Atendendo Gente), mídias sociais (Como usá-las com eficiência), segurança no trabalho rural (para trabalhadores rurais), formação e capacitação de lideranças e gestores comunitários, e educação sexual no contexto familiar (para educadores e pais).
Nesta quinta, 8, estão programadas palestras no município sobre preconceito e bullying e sobre ética e profissionalismo (Cuidado da saúde da população/social, para profissionais das áreas da saúde e social).
Municípios
A Operação Caminho dos Cânions tem equipes nos seguintes municípios: Balneário Arroio do Silva, Ermo, Meleiro, Morro Grande, Praia Grande, Santa Rosa do Sul e Sombrio. A iniciativa tem colaboração da Federação Catarinense de Municípios (Fecam) e da Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense (Amesc).
Os mais de cem rondonistas que participam da operação são vinculados à Udesc e a instituições parceiras do Brasil e do exterior, dentre elas: a Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), o Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), a Universidade Diego Portales, do Chile, a Universidade Nacional de Assunção e a Universidade Santa Clara de Asís, do Paraguai.
Equipe de rondonistas em Meleiro:
-
Rogério Bodemüller Junior, técnico da Udesc Cead (coordenador)
-
Adriano Machado, docente da Udesc
-
Ademir Lopes Pereira, técnico da Udesc (motorista)
-
Verônica Finimundi, estudante de Licenciatura Química no IFRS e professora da rede estadual no RS
-
Alicy Nunes, estudante de Fisioterapia da Udesc Cefid
-
Miquéias Arruda, estudante de Engenharia de Petróleo da Udesc Balneário Camboriú
-
Nicolás Parra, estudante de Fisioterapia da Universidade Diego Portales
-
Daniela Huircaman, estudante de Fisioterapia da Universidade Diego Portales
-
Ahabeli Espínola, médica e professora da Usca
-
Cecilia Centurión, estudante de Medicina da Usca
-
Camila Miño, bioquímica da Usca
-
Clara López, tecnóloga de Produção da UNA
Udesc Cead
Representantes da Udesc Cead atuam em diversas atividades na operação, dentre elas a coordenação de equipes e ministrando oficinas.
Além de Boddemüller, coordenam equipes a professora Cléia Demétrio, em Santa Rosa do Sul, e Donizete Bittencourt, em Ermo.
Também participam da operação, da Udesc Cead, a professora Vera Marques, diretora-geral do centro, as técnicas Tânia Foletto e Maria Helena Tomaz e o técnico Gilberto Luiz Françosi (motorista).
Vera Marques e Maria Helena ministrarão atividades nesta semana em Santa Rosa do Sul e Ermo: a professora abordando educação e sexualidade, e a técnica, a educação étnicorracial nas escolas.
O NER Udesc é coordenado pelo professor Rafael Gué Martini, da Udesc Cead, que também é o coordenador de Extensão da universidade.
Outro professor do centro - Alfredo Balduíno Santos, que atuou como coordenador do NER Udesc até abril deste ano - prestigiou a abertura da operação, em Santa Rosa do Sul, em 31 de julho; e estará presente no evento de encerramento, previsto para ocorrer em Praia Grande, no sábado, 10, às 10h.
Oficinas da Operação Caminho dos Cânions
-
Humanização do atendimento: gente atendendo gente
-
Segurança no trabalho rural
-
Ética e profissionalismo: cuidado da saúde da população
-
Minicursos: artes cênicas para crianças
-
Apresentando a Udesc – Feira das profissões
-
Violência doméstica e familiar
-
Mídias e redes sociais: da aprendizagem ao cuidado
-
Educação inclusiva e direitos humanos
-
Formação para gestão financeira
-
Atividades recreativas e lúdicas
-
Alimentação saudável e aproveitamento de alimentos
-
Horta Escolar e Comunitária
-
Contação de história, teatro e musicalidade
-
Educação para as relações étnicoraciais
Sobre o NER Udesc
Ao longo de 13 anos, o NER Udesc realizou 18 operações presenciais e outras duas online, com cerca de 14 mil atividades, envolvendo cerca de 3,5 mil rondonistas e contemplando em torno de 450 mil pessoas em mais de 200 municípios de Santa Catarina, Paraná, Goiás, Distrito Federal e da Argentina.
No
site do Núcleo é possível ver o histórico, vídeos, imagens, depoimentos, estatísticas e outras informações. Acesse também o
Facebook, o
Instagram e o
YouTube.
Confira alguns registros fotográficos na galeria abaixo. Outras informações podem ser obtidas com a Coordenadoria de Extensão da Udesc pelo e-mail
ner.proex@udesc.br.
Assessoria de Comunicação da Udesc Cead
Jornalista Gustavo Cabral Vaz
E-mail: comunicacao.cead@udesc.br
Telefones: (48) 3664-8454