Norberto Dallabrida, idealizador do Oemesc, e Jane
Voigt durante primeira jornada - Foto:Lavínia Kaucz
Em 13 de junho, o
Observatório do Ensino Médio em Santa Catarina (Oemesc), ligado à Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), fará um ano de existência. O objetivo do Oemesc é compreender o ensino médio catarinense, sobretudo o de caráter público estadual.
Coordenado pelo professor Norberto Dallabrida, do
Centro de Educação a Distância da Udesc (Cead), o observatório realiza, a cada semestre, uma jornada de estudos sobre o ensino médio no Estado, contextualizada em níveis nacional e global.
A primeira das jornadas foi realizada pela universidade em
junho de 2018, a segunda ocorreu em
outubro do mesmo ano, e a mais recente teve programação em
maio de 2019.
A próxima jornada do Oemesc ocorrerá em 8 de novembro, na
Universidade Regional de Blumenau (Furb). De acordo com Dallabrida, a programação do evento prevê a realização de palestras e mesas-redondas sobre escolhas dos jovens no ensino médio, propostas curriculares e formação de professores.
Para Dallabrida, "o fato de as jornadas do Oemesc serem itinerantes tem contribuido muito para fomentar o debate sobre o ensino médio em diversas regiões de Santa Catarina. De outra parte, este fato indica que o observatório trabalha em rede, envolvendo diversas universidades catarinenses."
Editoriais mensais
Mensalmente, o Oemesc publica no seu
site um editorial sobre questões do ensino médio. Escritos por pesquisadores que compõem o observatório, os textos abordam as principais questões relacionadas à etapa final da educação básica.
Mais informações sobre o Oemesc podem ser obtidas pelo e-mail
ensinomedioemsc@gmail.com e pelo
site.
Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010