Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

28/08/2024-09h53

Obra de restauro de prédio histórico da Udesc Faed recebe visita técnica de estudantes

Grupo é do curso de Arquitetura e Urbanismo da Udesc Laguna, no Sul do Estado. Foto: Divulgação
As obras de restauro do prédio histórico que abriga o Instituto de Documentação e Investigação em Ciências Humanas (IDCH), órgão vinculado ao Centro de Ciências Humanas e da Educação (Faed), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), receberam nesta segunda-feira, 26, um grupo de estudantes do curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro de Educação Superior da Região Sul (Ceres), também da Udesc, para uma visita técnica no local. A turma composta por 20 estudantes da sétima fase do curso, da disciplina de Técnicas Retrospectivas, foi acompanha pelo professor Dr. Douglas Heidtmann, diretor de Extensão do centro de ensino localizado em Laguna, e pela professora colaboradora Mariane Brandalise, atual responsável pela disciplina. 

O prédio que abriga o IDCH está localizado na rua Visconde de Ouro Preto, no Centro de Florianópolis. É uma edificação de meados do século XIX, tombada pelo Patrimônio Histórico do Município, o que exige procedimentos de alta complexidade no restauro, iniciado assim que foi assinada a ordem de serviço, em agosto de 2023.

Entre as intervenções, que mantêm a arquitetura original da edificação, destaca-se a abertura de janelas de prospecção estatigráficas, que tem como objetivo a orientação dos procedimentos técnicos de restauro da pintura, assim como o revestimento das paredes e a cobertura.

Para o professor Douglas Heidtmann, que também coordena o Laboratório de Preservação do Patrimônio da Udesc Laguna, a visita técnica foi importante pois coloca os estudantes em contato com uma obra de restauro, que são raras, a um prédio que pertence à universidade. "Os alunos tiveram a oportunidade de acompanhar algumas descobertas e surpresas que são peculiares em obras deste porte, como pinturas que foram cobertas, as cores das paredes. Este tipo de visita técnica abre a mente dos estudantes da nossa área", explica.

Para o professor Celso Carminati, diretor-geral da Udesc Faed, o objetivo do restauro é que o espaço, pela sua importância histórica para a cidade e para a universidade, passe a ser novamente uma referência para pesquisadores/as. "Receber os/as estudantes das instituições, principalmente do curso de Arquiteura, para conhecerem tanto sua história quanto seu valor enquanto patrimônio cultural é muito bom, pois estamos formando pessoas, e assim contribuindo para novos olhares e maior consciência sobre o nosso patrimônio histórico”, avalia.

Investimento de quase R$ 2 milhões

A reforma do imóvel, um investimento de quase R$ 2 milhões pela universidade, era demandada pela Udesc Faed desde 2009, quando a edificação começou a apresentar problemas no telhado e em sua estrutura. Em 2021, o prédio precisou ser interditado e os acervos e demais materiais de pesquisa foram removidos de forma provisória para outro endereço (na Rua Lauro Linhares, nº 2.055, Sala 602, Torre Flora, Bairro Trindade, em Florianópolis).

O restauro do prédio do IDCH exigiu elaboração de projetos específicos para este tipo de edificação, além de tramitações em órgãos competentes de licenciamento e dotação orçamentária para a realização. 

Sobre o IDCH

O Instituto de Documentação e Investigação em Ciências Humanas (IDCH) é um órgão suplementar setorial da Udesc Faed que tem como objetivo ser um centro de documentação destinado a desenvolver pesquisas, receber, tratar, armazenar acervos e documentos em diversos suportes, estimulando a produção, socialização e estruturação de conhecimento gerado na área de Ciências Humanas pela comunidade científica da Udesc Faed e pela comunidade externa.

Entre as atividades do IDCH estão o recebimento de acervos públicos e privados para tratamento e armazenamento; a criação e manutenção de acervo bibliográfico e de periódicos científicos nas áreas das Ciências Humanas; a formação, guarda e acessibilidade aos acervos documentais e audiovisuais e a criação de base de dados; e a divulgação e disseminação de informações resultantes dos projetos e ações do Instituto.

Atualmente estão sob custódia do IDCH os acervos bibliográficos de Eglê Malheiros e Salim Miguel, Walter Fernando Piazza, Victor Márcio Konder, Elpídio Barbosa e Ditadura em Santa Catarina.

O espaço acolhe pesquisadores e interessados em realizar pesquisas in loco , com disponibilização de espaço para pesquisa, além de receber visitas em grupos ou individuais, guiadas por bibliotecário.

Mais informações sobre as atividades do IDCH e os acervos estão disponíveis na página do instituto: www.udesc.br/faed/idch

Assessoria de Comunicação da Udesc Faed
E-mail: comunicacao.faed@udesc.br 

galeria de downloads
galeria de imagens
  • Grupo é do curso de Arquitetura e Urbanismo da Udesc Laguna, no Sul do Estado.
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: contato@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h