O
Núcleo de Diversidades, Direitos Humanos e Ações Afirmativas (Nudha) do Centro de Artes, Design e Moda (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) realizou alterações no formato do projeto, a partir de mudanças na resolução nº 17/2021, que fundou o Nudha.
Aprovado pelo Plenário do Conselho Universitário (Consuni) no dia 29 de agosto, a proposta inclui uma mudança na nomenclatura, usando o termo "Diversidades" no plural, que objetiva assegurar a multiplicidade. Além disso, conta também com a reestruturação do colegiado, a fim de torná-lo mais dinâmico.
De acordo com a coordenadora administrativa do Núcleo, Ana Merabe de Souza, ao longo dos últimos dois anos de projeto identificou-se a necessidade de realizar alguns ajustes no regimento, a partir da dinâmica e das demandas do Nudha. “Com essas mudanças, a comunidade acadêmica encontrará um colegiado mais célere para encaminhar suas solicitações”, afirma Ana.
Criado em 2021, o Nudha tem como objetivo principal promover os direitos de diversos grupos historicamente marginalizados, incluindo pessoas com deficiências, negras, indígenas, quilombolas, povos campesinos, mulheres, LGBTQIA+, migrantes, refugiados, entre outros, no contexto acadêmico, pedagógico e institucional.
Além disso, o Núcleo é vinculado e supervisionado pela Direção Geral, e trabalha em colaboração com as direções assistentes de Ensino, Pesquisa, Extensão e Administração, em parceria com os departamentos, o corpo docente, os estudantes e a equipe técnica do Ceart.
Para mais informações sobre as alterações, acesse a
resolução nº 57/2023 - Consuni.
Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: +55 (48) 3664-8350