Udesc apresentou NER durante reunião com gestores
municipais do Alto Irani - Foto: Divulgação/Amai
O
Núcleo Extensionista Rondon (NER), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), planeja realizar em agosto deste ano a maior operação de sua história, em locais vinculados a três associações de municípios: do Planalto Sul de Santa Catarina (Amplasc), do Meio-Oeste Catarinense (Ammoc) e do Alto Irani (Amai). Juntas, as três associações somam 33 municípios (veja lista abaixo).
Nesta segunda-feira, 13, a operação do NER Udesc foi apresentada por uma equipe da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Comunidade (Proex) durante a primeira assembleia da Amai neste ano.
Estiveram na reunião o pró-reitor de Extensão Cultura e Comunidade, Alfredo Balduíno Santos, que também coordena o núcleo, o coordenador de Extensão, Eduardo Janicsek Jara, e o técnico Donizete Bittencourt.
Segundo Balduíno, os próximos passos incluem uma série de visitas técnicas e reuniões junto às prefeituras da região e a potenciais parceiros, por representantes do NER Udesc, para planejamento da operação e das atividades que serão realizadas. Conforme o
calendário acadêmico, a operação ocorrerá de 2 a 12 de agosto.
Municípios das três associações que farão parte da operação:
-
Amplasc (sete municípios): Abdon Batista, Brunópolis, Campos Novos, Celso Ramos, Monte Carlo, Vargem e Zortéa.
-
Ammoc (12 municípios): Água Doce, Capinzal, Catanduvas, Erval Velho, Herval d’Oeste, Ibicaré, Joaçaba, Lacerdópolis, Luzerna, Ouro, Treze Tílias e Vargem Bonita.
-
Amai (14 municípios): Abelardo Luz, Bom Jesus, Entre Rios, Faxinal dos Guedes, Ipuaçu, Lajeado Grande, Marema, Ouro Verde, Passos Maia, Ponte Serrada, São Domingos, Vargeão, Xanxerê e Xaxim.
Desenvolvimento regional
Maior ação de extensão da universidade, o NER/Udesc realiza operações que possibilitam o intercâmbio dos acadêmicos e a inserção da instituição e parceiros em diferentes áreas de conhecimento e em diversos cenários de Santa Catarina, na busca do desenvolvimento regional.
O núcleo extensionista promove a interdisciplinaridade, a interação entre a universidade e a sociedade e a qualidade e o impacto das ações de extensão no âmbito da Udesc, reforçando a missão da universidade diante da realidade social.
Quase 430 mil pessoas atendidas
Em quase 13 anos de história, o núcleo fez 17 grandes operações presenciais e outras duas online, com cerca de 13 mil atividades, envolvendo mais de 3 mil extensionistas/rondonistas e contemplando mais de 400 mil pessoas em cerca de 200 municípios de Santa Catarina, Paraná, Goiás, Distrito Federal e da Argentina.
Em 2020, o NER/Udesc marcou seu aniversário de dez anos com uma série de iniciativas, incluindo duas operações com atividades remotas durante a pandemia.
A mais recente, a Operação Reencontro, em agosto e setembro de 2022, atendeu durante dez dias a região da Associação dos Municípios do Alto Vale do Rio do Peixe (Amarp).
Mais informações
No
site do NER, é possível ver o histórico, vídeos, imagens, depoimentos, estatísticas e outras informações. Acesse também o
Facebook, o
Instagram e o
YouTube.
Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8009