Documento atualiza regras da área - Foto: Divulgação
O
Conselho Universitário (Consuni), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), aprovou nesta terça-feira, 23, a nova Política de Extensão Universitária da instituição. A nova normatização foi aprovada com unanimidade nos três conselhos em que tramitou: Consuni, de Administração (Consad) e de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe).
Com diversas inovações, o documento atualiza e unifica o regramento da área finalística na universidade, além de desburocratizar e incentivar a prática extensionista pela comunidade acadêmica. "Ela redefine os rumos do fazer extensionista na universidade", afirma o pró-reitor de Extensão, Cultura e Comunidade, Fábio Napoleão.
Entre as inovações, a política:
-
prevê a creditação da extensão e a coordenação de ações extensionistas por técnicos universitários;
-
estabelece a necessidade de registro e da avaliação permanente da atividade extensionista;
-
regra a institucionalização de programas de extensão;
-
permite o acúmulo de bolsa na modalidade de extensão com benefícios do Programa de Auxílio Financeiro aos Estudantes em Situação de Vulnerabilidade Socioeconômica (Prafe) e estágio não-obrigatório;
-
ordena uma agenda de valorização estratégica da extensão universitária na Udesc.
Protagonismo nacional
Napoleão destaca que a nova diretriz está alinhada aos principais avanços normativos da extensão brasileira, como a Política Nacional de Extensão e a
Resolução nº 007/2018 do Conselho Nacional de Educação (CNE), que estabelece diretrizes para a extensão na educação superior brasileira e regimenta a creditação da extensão.
"Por sua natureza extensionista, a Udesc tem apresentado relevante protagonismo nos fóruns nacionais de discussão da extensão universitária brasileira", destaca Napoleão. Em 2017, a universidade organizou a
edição comemorativa de 30 anos do Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras (Forproex).
Segundo o pró-reitor, o texto base da Resolução do CNE teve origem em discussões efetivadas no evento em Florianópolis.
Novas regras
O coordenador de Extensão da Udesc, Daniel Kalil, destaca que, com a nova política, a extensão passa a integrar a matriz curricular e a organização da pesquisa na universidade, o que permite que suas diretrizes também sejam direcionadas aos cursos de pós-graduação. "A resolução também valoriza o corpo técnico-administrativo nas atividades de extensão", ressalta Kalil.
Com a nova política, a avaliação externa in loco institucional e de cursos deverá considerar o cumprimento das diretrizes da extensão postas na Resolução CNE nº 007/2018, devendo os projetos políticos e pedagógicos (PPPs) ressaltarem o valor das atividades de extensão e a previsão institucional da creditação da extensão.
"O processo de creditação da extensão respeitará as especificidades de cada um dos cursos da Udesc, tendo como meta o cumprimento de 10% do total da carga horária curricular em extensão. Deverá ser, portanto, uma construção gradual e segura, ancorada no desenvolvimento da atividade extensionista nos cursos", diz Napoleão.
Agenda estratégica
Para o pró-reitor, cabe à universidade qualificar e ampliar o número de ações extensionistas na instituição. "Essa é uma missão na qual a agenda de valorização estratégica da extensão universitária da Udesc terá papel importante, na organização e aperfeiçoamento da área", destaca o pró-reitor.
Para reforçar essa agenda, a Proex elaborou um documento para discussão das Diretrizes de Inovação na Graduação, seguindo o disposto na nova Política de Extensão da Udesc.
Mais informações
Mais informações podem ser obtidas com a Proex, pelo e-mail
proex.reitoria@udesc.br e pelo telefone (48) 3664-7992.
Siga a universidade pelo
Facebook,
Instagram,
Twitter,
Udesc em Rede,
WhatsApp e
YouTube. Se você é estudante, acesse
office.udesc.br para ativar sua conta de e-mail e ter o pacote Office 365 gratuitamente.
Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010