Nesta sexta-feira, 4, o Museu da Escola Catarinense (Mesc), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), sediará a abertura do Outubro Místico, evento que pretende valorizar e divulgar o folclore da Ilha de Santa Catarina. O museu fica na Rua Saldanha Marinho, nº 196, no Centro Histórico de Florianópolis.
Várias atividades gratuitas e abertas ao público ocorrerão no 1º Baile Místico da Ilha de Santa Catarina. Faz parte da programação, por exemplo, o lançamento da Feira de Artes, Artesanato e Gastronomia às 12h.
Às 13h30, a aula-perfomance "Berro por Desterro: Fantasmas de Anhatomirim", que visa marcar os 125 anos do fuzilamento de simpatizantes do movimento federalista a mando do governo de Floriano Peixoto.
Às 15h, haverá o debate "Por que Desterro perdeu para Florianópolis? 125 anos da Revolução Federalista", com a professora Vera Collaço, Rodrigo Rosa e Zeca Pires. Após o debate, será exibido o filme "Desterro", de Eduardo Paredes. E, às 18h, o cortejo do baile místico sairá do Mesc em direção à Praça 15 de Novembro.
Atividades no Mesc