Nesta quinta-feira, 7, às 20h, o Museu da Escola Catarinense (Mesc), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Florianópolis, receberá a exposição "Schwanke: Sonetos Visuais", com curadoria da pesquisadora Maria Amélia Bulhões. O evento é gratuito e aberto ao público e seguirá em cartaz até 28 de maio.
Além da mostra, será disponibilizado o catálogo "Material Educativo de Apoio ao Professor" e haverá o lançamento do livro "Schwanke: Destaque, Resplandecências do Acervo", sobre as três edições do programa Schwanke: Destaque. A iniciativa é resultado de uma parceria entre o Museu de Arte Contemporânea (MAC) e o Mesc.
A professora Sandra Makowiecky, atual pró-reitora de Ensino da Udesc e autora do prefácio do livro, comenta que a produção de Luiz Henrique Schwanke (1951-1992) confirma que seu vocabulário estético crítico sempre ultrapassou qualquer fronteira de enquadramento interpretativo. "Nos orgulhamos de ele ser um catarinense que alçou voo a um reconhecimento nacional", afirma.
Idealizada para o espaço da Galeria Municipal de Arte Victor Kursancew, em Joinville, a exposição é itinerante, com início em abril, no Mesc, em Florianópolis. A ideia é que o evento seja sediado em museus localizados em Porto Alegre e Curitiba.
Sobre o artista
Nascido em Joinville, em 1951, desde a infância Schwanke, demonstrou pendor artístico. Formado em comunicação social, viveu 15 anos em Curitiba, onde ampliou conhecimentos sobre artes visuais e em favor de um pensamento inquieto e quase obsessivo sobre questões do claro-escuro.
Dono de uma produção impactante que não se sujeita a uma única rotulação, conduziu sua carreira com profissionalismo, fez viagens internacionais de estudos e soube potencializar o saber jornalístico no seu proveito.
A partir de meados de 1980, ao voltar para Joinville, buscou diluir as fronteiras entre centro e periferia, estabeleceu articulações potentes e obteve reconhecimento nacional. Seu nome está inscrito na história da arte brasileira.
Mais informações podem ser obtidas no site: www.schwanke.org.br.
Serviço
O QUÊ: Mostra "Schwanke: Sonetos Visuais".
ONDE: Museu da Escola Catarinense, Rua Saldanha Marinho, nº 196, Centro, Florianópolis.
QUANDO: De 7 de abril, às 20h (abertura), até 28 de maio. Aberta de segunda a sexta-feira, das 13h às 19h, e sábados, das 10h às 14h.
QUANTO: Gratuito.
Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8009