Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

18/02/2016-17h35

Mestranda da Udesc complementa pesquisa em Montreal com bolsa do governo canadense

Priscila está no Canadá desde setembro do ano passado. Fotos: Arquivo pessoal
Estão abertas até 29 de abril as inscrições para estudantes e pesquisadores brasileiros interessados em atuar – estudando ou pesquisando – por até seis meses, entre julho deste ano e 1º de fevereiro de 2017, em instituições de ensino canadenses, com bolsas de estudos fornecidas pelo país de destino.

O Programa Líderes Emergentes nas Américas (Emerging Leaders in the Americas Program, ELAP), do governo do Canadá, oferece dois tipos de bolsas – para pesquisador ou aluno de graduação, mestrado e doutorado – com uma particularidade importante: o professor da instituição pretendida, que vai receber o candidato, é que deve fazer a inscrição.

Ou seja, para serem contemplados, os interessados devem fazer contato com professores de universidades canadenses.


Aperfeiçoamento teórico

Foi o que fez no ano passado a mestranda da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) Priscila Keller Pires, que desde setembro está em Montreal, capital da província de Quebéc, a maior do país e a única de língua francesa.

Estudante do Mestrado Acadêmico em Administração da Udesc, ofertado no Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag), em Florianópolis, Priscila está fazendo aperfeiçoamento teórico na Escola de Negócios John Molson, da Universidade Concordia, umas da 17 instituições de ensino superior de Quebéc.

A experiência ocorre com bolsa de estudos do programa canadense, para pesquisadora, relacionada ao seu projeto de dissertação: um estudo que visa mensurar os valores individuais dos estudantes catarinenses de Administração e verificar, com base nesses valores, qual a propensão deles terem um comportamento mais sustentável.

Sua ideia inicial com a viagem era mais ambiciosa: ela pretendia coletar dados para fazer um estudo comparativo, mas o prazo curto inviabilizou a aprovação do processo no rigoroso comitê de ética da instituição canadense.

Priscila e sua orientadora, a professora Graziela Dias Alperstedt, optaram então pelo aperfeiçoamento teórico, iniciando uma nova pesquisa independente, com tema similar, em parceria com uma pesquisadora de outra IES local – a Universidade McGill.

Orientação

Priscila conta que encontrar um orientador no exterior não foi tão difícil. Como ela tinha o tema da pesquisa bem definido, fez contato com professores canadenses que tinham publicações a respeito e, de quatro e-mails enviados, um respondeu positivamente.

Aos interessados em participar do processo ainda este ano, a mestranda – que em março retorna à Udesc Esag para defender sua dissertação – ressalta a importância do domínio do idioma (inglês ou francês, dependendo da instituição pretendida) e da celeridade na busca pela bolsa: "Como é a instituição canadense que faz a aplicação, é importante fazer contato com professores da instituição de destino o quanto antes", afirma.

Em seus primeiros dias na Universidade Concordia, Priscila conta que teve o apoio de um conhecido da Udesc Esag: o administrador público Rubens Lima Moraes, que concluiu graduação e mestrado no centro de ensino, e atualmente cursa doutorado em Ciência Política na instituição canadense. 

Aprendizado

Sobre os ganhos que a experiência trouxe ao seu mestrado, Priscila comenta que o Canadá "é um dos países com maior preocupação quanto ao fortalecimento do comportamento sustentável nas universidades", o que lhe deu oportunidade de conhecer diferentes práticas desenvolvidas com esse intuito na Universidade Concordia.

Entre elas, a pesquisadora cita o "Sustainable Hub" (grupo de discussão sobre sustentabilidade, em todos os níveis da instituição, que congrega a comunidade universitária e de Montreal), a regulamentação ambiental de prédios e programas de fortalecimento cultural, e política de respeito a diversidade.

Ela também destaca a existência de um fundo de apoio financeiro para projetos de alunos e servidores que empreendem em iniciativas sociais e ou ambientais, como o restaurante People`s Potato, apoiado e financiado pela universidade desde 1999, que utiliza alimentos orgânicos, plantados por um grupo de voluntários no verão, para oferecer almoços gratuitos ao longo do ano .

"Conhecer as práticas em andamento em Montreal me ajudou muito a compreender o papel da universidade no desenvolvimento do comportamento sustentável dos alunos. Com certeza, aqueles que aqui estudam, tendo contato e colocando em prática ações sociais, ambientais e culturalmente mais sustentáveis, serão profissionais mais preocupados com a coletividade", afirma Priscila.

Assessoria de Comunicação da Udesc Esag
Jornalista Gustavo Cabral Vaz
E-mail: gustavo.vaz@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8281 
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
  • Imagem 2
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.