Estudo inédito feito na unidade aborda estimulação
sensório-motora de recém nascidos - Foto: Divulgação
O
Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia (PPGFT), do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), fez a primeira defesa de dissertação da linha de pesquisa Desenvolvimento Neonatal e Pediátrico, criada em 2020.
A banca de defesa ocorreu nesta quinta-feira, 25, por videoconferência. A discente
Tania Nodari defendeu a dissertação "Procedimentos de estimulação sensório-motora: prática dos fisioterapeutas nas unidades de terapia intensiva neonatal brasileiras".
O estudo foi orientado pela professora
Dayane Montemezzo, do PPGFT, e coorientado pela professora
Simone Ribeiro, do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais.
A banca examinadora foi composta pelas professoras
Silvana Alves Pereira,
Giane Amorim Ribeiro Samora e
Luciana Sayuri Sanada.
Mapeamento inédito
A pesquisa buscou conhecer a prática profissional dos fisioterapeutas que atuam nas unidades de terapia intensiva neonatal e nas unidades de cuidados brasileiras em relação ao emprego dos procedimentos de estimulação sensório-motora nos recém-nascidos que necessitaram de internação após o nascimento.
Entre os objetivos específicos, o estudo investigou a finalidade, a frequência e os critérios que os fisioterapeutas consideram para aplicar os procedimentos de estimulação sensório-motora, além da qualificação dos profissionais.
Segundo as pesquisadoras envolvidas, foi a primeira vez que um estudo busca apresentar um mapeamento nacional sobre o assunto. Os resultados permitirão sensibilizar e orientar profissionais em relação aos uso desses procedimentos, bem como estudar separadamente cada um deles.
Sobre a linha de pesquisa
Na linha de pesquisa Desenvolvimento Neonatal e Pediátrico, são desenvolvidos estudos sobre temas relacionados às faixas etárias que incluem recém-nascidos, lactentes, pré-escolares, escolares e adolescentes.
Atualmente, três docentes do programa orientam estudos nessa área:
Anelise Sonza,
Dayane Montemezzo e
Luciana Sayuri Sanada, que é representante da linha de pesquisa junto ao colegiado.
Mais informações podem ser obtidas no
site do programa e pelo e-mail
ppgft.cefid@udesc.br.
Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010