Prazo foi ampliado devido à instabilidade
no sistema de inscrição - Arte: Divulgação
Foi prorrogado até esta sexta-feira, 8, às 16h59 (horário de Brasília), o prazo para inscrição no
Mestrado Profissional em Educação Inclusiva em Rede Nacional (Profei), que é ofertado pelo Centro de Educação a Distância (Cead), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), e instituições associadas.
Acesse o edital no site da Udesc Cead.
As inscrições podem ser feitas exclusivamente pela internet, no site
seletivo.profei.com.br. A prorrogação do prazo foi determinada pelo Conselho Gestor do Profei devido à instabilidade do sistema de inscrição ao longo desta quinta, por questões externas.
O curso é voltado a professores em efetivo exercício em sala de aula nas redes públicas municipal, estadual e federal de ensino da educação básica. A documentação exigida pode ser conferida no
edital. A taxa de inscrição tem valor de R$ 110.
Mestrado em rede nacional
Com oferta simultânea por 23 instituições de ensino superior que integram a rede nacional, o curso de pós-graduação abrirá, no total, 570 vagas distribuídas entre as universidades associadas.
A admissão ocorre por meio do exame nacional e 102 vagas são reservadas às cotas de ações afirmativas, conforme os critérios do edital e o quantitativo de cada instituição.
Vagas na Udesc Cead
Na Udesc Cead, são oferecidas 28 vagas para a turma de 2025, sendo 14 para seleção por ampla concorrência e 14 para ações afirmativas.
A
coordenação do Profei na instituição catarinense é feita pelas professoras Soeli Francisca Mazzini Monte Blanco e Susana Cristina Domenech (vice). Os contatos na Udesc Cead podem ser feitos pelo e-mail
profei.cead@udesc.br.
A coordenação-geral do programa é feita pela
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp).
Linhas de pesquisa
A pós-graduação visa "oferecer formação continuada para que professores aprimorem seu repertório de conhecimentos e saberes, promovendo o desenvolvimento em contextos educacionais e garantindo uma educação inclusiva, com o intuito de contribuir para a melhoria da qualidade da educação no País".
Confira as três linhas de pesquisa e a quantidade de vagas na Udesc Cead para cada uma, conforme o edital:
-
Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (9 vagas no edital)
-
Inovação Tecnológica e Tecnologia Assistiva (6 vagas no edital)
-
Práticas e Processos Formativos de Educadores para Educação Inclusiva (13 vagas no edital)
Cronograma
A homologação preliminar da inscrição será divulgada até 29 de novembro e a lista definitiva, em 12 de dezembro. A seleção incluirá análise de documentos para pontuação (em dezembro), análise da proposta de pesquisa (até fevereiro) e entrevista (em fevereiro).
O resultado final será divulgado em 10 de março. Os prazos e procedimentos para matrícula dos aprovados na Udesc Cead serão posteriormente divulgados.
A duração máxima do Mestrado Profissional em Educação Inclusiva é de 24 meses, com 96 créditos a serem cumpridos: 24 de disciplinas, 16 de atividades complementares e 56 da dissertação. O curso é reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
A turma de 2025 será a quinta do Profei na Udesc Cead. A segunda turma, com 22 mestrandos, realizou suas bancas de defesas neste semestre. Mais informações podem ser obtidas no
site.
Assessoria de Comunicação da Udesc Cead
Jornalista Gustavo Cabral Vaz
E-mail: comunicacao.cead@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8454