Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

09/05/2023-16h20

Licenciatura em Educação Física da Udesc Cefid recebe palestra sobre autismo

Palestrante atua na Fundação Catarinense de Educação Especial - Fotos: Divulgação
Estudantes e professores do curso de Licenciatura em Educação Física, do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), acompanharam uma palestra sobre o Transtorno do Espectro de Autismo (TEA), com a professora Jéssica Sousa Mendes Vieira, que atua na Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE)

Vinculado ao projeto de ensino Educação Física Escolar: Experiências de prática pedagógica na formação de futuros professores, o evento ocorreu em 3 de maio e foi organizado pelas professoras Beatriz Dittrich Schmitt e Viviane Preichard Duek, que lecionam as disciplinas Educação Física Adaptada e Estágio Curricular Supervisionado V: educação especial.

Jéssica falou na apresentação sobre o perfil cognitivo e as práticas baseadas em evidências relacionadas ao TEA, a partir de sua atuação profissional na FCEE.

Atendimento multidisciplinar

"No caso dos atendimentos multiprofissionais para educandos com diagnóstico de TEA, observamos que os benefícios são ampliados à medida que as equipes de profissionais (educação física, pedagogos, fisioterapeutas, terapeutas, psicólogos etc) utilizam estratégias similares entre si", destaca a professora. "A incompatibilidade entre estratégias adotadas implica em prejuízos para o individuo."

A FCEE tem como missão capacitar profissionais em todas as instituições catarinenses subsidiadas, como, por exemplo, as  Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes). "Essas instituições utilizam saberes sobre o perfil cognitivo e práticas baseadas em evidências", afirma Jéssica.

A palestrante explicou o conceito de TEA e questões relacionadas à comunicação social, ao espectro e ao perfil cognitivo, associado diretamente ao neurodesenvolvimento.

Perfil cognitivo

"O perfil cognitivo abarca a teoria da mente, a coerência central, as funções executivas, o processamento visual e as alterações sensoriais", explica a professora.

Conforme a palestra, o TEA é classificado em Grau I, II e III. "O Grau I exige apoio, o Grau II exige apoio substancial e o Grau III exige apoio muito substancial. "As terminologias utilizadas para caracterizar o transtorno mudaram com o passar dos anos e não se utilizam mais os termos autismo leve, moderado e severo."

A apresentação também compartilhou dados atuais sobre a FCEE, que tem prontuários médicos de todos os educandos, dos bebês aos idosos. Segundo ela, o educando com TEA mais idoso vinculado à fundação tem 74 anos.

Práticas baseadas em evidência

"Quanto às práticas baseadas em evidência, a diretriz para atendimento de TEA da FCEE apresenta 28 estratégias, que são comprovadas cientificamente a partir do perfil cognitivo e o objetivo a ser atingido."

Outros pontos abordados na palestra foram:

  • Perfil cognitivo: relacionado à teoria da mente, bem como comportamentos manifestados e a importância de um ambiente neutro com menos estímulos visuais;
  • Coerência central: dificuldade em unir informações e tendência ao hiperfoco;
  • Funções executivas: habilidade para executar ações sequenciadas (atividades como escovar os dentes é composta por uma sequência de movimentos);
  • Processamento visual: só falar não é tão eficaz, então é necessário mostrar o passo-a-passo de forma visual e adotar estratégias de comunicação alternativa;
  • Alteração sensorial: podem ser hiposensoriais ou hipersensoriais (às vezes, são hiposensíveis a um estímulo e supersensiveis a outro).

Mais informações

Mais informações sobre o curso de Licenciatura em Educação Física da Udesc Cefid podem ser obtidas no site.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8009 
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Palestrante atua na Fundação Catarinense de Educação Especial
  • Imagem 1
  • Imagem 2
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: contato@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.