Professora Renata Casagrande coordena equipe de
alunos de graduação e pós - Foto: Fabrício Camargo
O Laboratório de Patologia Animal (Lapa) do Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Lages, tem uma nova coordenadora: a professora Renata Casagrande. O setor é responsável por atender demandas de necropsia, histopatológico e biópsia da instituição e da comunidade.
A professora passa a coordenar um grupo composto por 17 alunos de graduação, mestrado e doutorado. A equipe atua nas rotinas laboratoriais, administrativas e na manutenção do setor. Entre as prioridades de 2022, estão o correto descarte de resíduos e a adequação à Resolução Nº 023/2018 do Conselho Universitário da Udesc (Consuni) relacionada às atividades de prestação de serviço à comunidade externa.
Segundo a nova coordenadora, a adequação à resolução está na última etapa: "Assim que obtivermos a aprovação da Reitoria, queremos que o laboratório atenda a comunidade em parceria com a Fundação Instituto de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (Fiepe)", explica a professora.
Já a prioridade no descarte apropriado de materiais se deve ao fato de o laboratório trabalhar com substâncias tóxicas, como formol, xilol, álcool e corantes com metais pesados. "Existe uma preocupação muito grande com a questão do descarte. Todo esse material é condicionado em bobonas e uma empresa terceirizada, licitada pela Udesc Lages, faz a coleta no laboratório mensalmente", conclui Renata.
Assessoria de Comunicação da Udesc Lages
E-mail: comunicacao.cav@udesc.br
Telefone: (49) 3289-9130