Novo GT começará após Reitoria receber as indicações
solicitadas de integrantes - Foto: Secom Udesc/Arquivo
A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) criou um grupo de trabalho (GT) composto por diretores-gerais, pró-reitores, coordenadores de órgãos suplementares, Diretório Central dos Estudantes (DCE) e entidades sindicais para discutir alternativas de eleições para representantes de docentes, técnicos e alunos em órgãos colegiados e comissões da universidade durante as restrições sanitárias impostas pela pandemia de Covid-19.
A decisão foi acertada em reunião nesta sexta-feira, 24, com a Reitoria, os diretores-gerais dos 12 centros da universidade, coordenadores de órgãos suplementares e representantes do DCE.
Ficou estipulado que, em um prazo de 30 dias, o grupo de trabalho estudará maneiras de realizar eleições para membros nos conselhos e colegiados de centro e também no Conselho Universitário (Consuni), respeitando as normas do
Estatuto da Udesc e do
Regimento da Udesc. Após a finalização dos trabalhos, o relatório será apresentado ao Consuni.
O reitor, Dilmar Baretta, defendeu o cumprimento da legislação da Udesc e destacou a impossibilidade de prorrogar mandatos já vencidos, por não haver amparo legal.
"Nós somos favoráveis à realização de eleições, de forma direta e secreta, de acordo com o Estatuto e o Regimento da Udesc, e precisamos encontrar alternativas para respeitar esses termos de forma segura e também pensando em preservar a saúde das pessoas", afirmou o reitor.
Contemplar docentes, técnicos e alunos
Durante a reunião, diretores-gerais apresentaram o contexto da questão em cada centro, e houve convergência da necessidade de encontrar alternativas seguras e confiáveis para realizar eleições. Outra preocupação geral é que a solução contemple professores, técnicos e alunos nas ideias propostas e também resguarde a saúde da comunidade acadêmica.
O secretário de Tecnologia da Informação e Comunicação da Udesc (Setic), Marcos Linhares, afirmou que já estava em estudo na pasta alternativas para realizar votações multicentros de forma online.
Uma das saídas, por exemplo, é utilizar sistemas livres como o Helios Voting, usado por outras instituições de ensino superior. Marcos frisou que a solução tecnológica precisa garantir a confidencialidade, o anonimato, a integridade e a disponibilidade do sistema.
O grupo de trabalho será iniciado após o recebimento das indicações solicitadas pelo Gabinete do Reitor.
Confira todas as ações desenvolvidas pela Udesc no combate à pandemia do novo coronavírus no site
udesc.br/coronavirus.
Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010