Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

11/03/2015-17h51

Grupo de pesquisa da Udesc promove diálogo sobre Sociologia Pragmática com professor francês

O Núcleo de Inovações Sociais na Esfera Pública (Nisp), grupo de pesquisa do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), promove na tarde da próxima segunda-feira, 16, um diálogo sobre a Sociologia Pragmática francesa, com a presença do professor francês Francis Chateauraynaud, diretor de estudos em Sociologia da École des Hautes Éudes en Sciences Sociales (Ehess) de Paris.

O encontro ocorre das 14h às 18h, na Sala 8 da Udesc Esag. O evento é gratuito, sem necessidade de inscrição prévia.

Chateauraynaud é fundador do Grupo de Sociologia Pragmática e Reflexiva (GSPR) na Ehess, onde ministra as disciplinas "Sociologia das controvérsias e dos debates públicos" e "Instrumentos socioinformáticos para análise das controvérsias", entre outras.

O pesquisador também é autor de várias obras científicas, entre elas o livro "Argumentar em um campo de forças. Ensaio de balística sociológica", publicado em 2011.

Abordagem para pesquisa

Na Udesc Esag, a Sociologia Pragmática vem sendo utilizada como abordagem para o desenvolvimento da pesquisa Sociedade Civil e Inovação Social na Esfera Pública, coordenada pela professora Carolina Andion.

Segundo a professora, a pesquisa tem como objetivo geral analisar em que medida diferentes iniciativas têm promovido inovações sociais na esfera pública, por meio do estudo de casos emblemáticos de formas diferenciadas de “ação coletiva” no âmbito da sociedade civil.

O diálogo da próxima segunda visa trocar experiências de pesquisa e aprofundar os debates e teorias no âmbito da Sociologia Pragmática.

O evento tem parceria do Núcleo Organizações, Racionalidade e Desenvolvimento (ORD), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e conta com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Saiba mais sobre o Nisp em http://www.blogdonisp.com.br.

Serviço

O QUÊ: Diálogo sobre a Sociologia Pragmática Francesa, com o professor Francis Chateauraynaud
ONDE: Sala 08 da Udesc Esag
QUANDO: Segunda-feira, 16, das 14h às 18h
QUANTO: Gratuito.

Assessoria de Comunicação da Udesc Esag
Jornalista Gustavo Cabral Vaz
E-mail: gustavo.vaz@udesc.br
Telefone: (48) 3321-8281 
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 7
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h