Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

17/05/2016-16h01

Fórum de pró-reitores de Extensão elege professor da Udesc para coordenador de Direitos Humanos

Docente assumirá cargo de pró-reitor da universidade  na próxima semana - Foto: Luiz Eduardo Schmitt
O professor Fábio Napoleão, que assumirá o cargo de pró-reitor de Extensão, Cultura e Comunidade da Udesc na próxima semana, foi eleito coordenador nacional de Direitos Humanos e Justiça do Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras (Forproex) e representante da Região Sul na Câmara de Extensão da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem).

A eleição de Napoleão para as duas vagas ocorreu durante as atividades do 39º Encontro Nacional do Forproex, que foram realizadas entre 11 e 14 de maio, na Universidade Federal do ABC (Ufabc), no campus de São Bernardo do Campo (SP).

Segundo o novo pró-reitor, a valorização da extensão na Udesc requer a participação ativa da instituição em fóruns regionais e nacionais da área.

"Na 39ª edição do Forproex, debatemos temas diversos, como matriz orçamentária, indicadores de avaliação de extensão, extensão e desenvolvimento territorial, extensão e diversidade, política cultural, revistas de extensão, internacionalização e creditação da extensão", destaca.

Créditos no currículo para atividades da área

Napoleão conta que o coordenador de Assuntos Estudantis da Udesc, professor Alfredo Balduíno Santos, já iniciou os trabalhos na universidade para a creditação da extensão, que se trata da obrigatoriedade que os currículos deverão atender para conceder créditos às atividades dessa área.

Os trabalhos da creditação estão sendo feitos por meio da coleta de dados e informações junto aos pró-reitores da instituição catarinense e do estabelecimento de parcerias com profissionais da extensão com histórico nesse tema.

No Forproex, Santos apresentou as atividades do Núcleo Extensionista Rondon (NER), da Udesc, para pró-reitores de Extensão de diversas universidades brasileiras.

Articulação e definição de políticas

O Forproex é uma entidade de articulação e definição de políticas de extensão, atuando em prol da transformação social para o pleno exercício da cidadania e do fortalecimento da democracia.

A coordenação nacional é composta por um presidente, um vice-presidente e pelos coordenadores regionais (Norte, Nordeste, Sudeste, Sul e Centro-Oeste) e temáticos (Cultura, Comunicação, Direitos Humanos e Justiça, Educação, Meio Ambiente, Tecnologia e Produção, Trabalho, Saúde).

Leia mais:

12/05/2016 - Udesc apresenta nova operação do Núcleo Rondon para Secretaria de Estado da Assistência Social

11/03/2016 - Professor Fábio Napoleão será novo pró-reitor de Extensão, Cultura e Comunidade da Udesc

Assessoria de Comunicação da Udesc
Jornalista Rodrigo Brüning Schmitt
E-mail: rodrigo.schmitt@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8010 
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h