Exposição pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 13h às 19h, e escolas podem agendar visitação guiada. Foto: Divulgação
Até o dia 30 de setembro, o Sopro Coletivo e demais artistas convidados, integrantes do Grupo de Pesquisa Educação, Arte e Inclusão da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), realizam uma exposição sobre a construção do ser educador. O evento com poemas visuais, fotografias, desenhos, relatos de artistas, objetos, performances, projeções, bordados e crochês pode ser visitado no Museu da Escola Catarinense (Mesc), no centro de Florianópolis.
A exposição intitulada “Porque as palavras não conseguiam esvaziar-me...”, com curadoria de Lucila Horn, mestre em educação e cultura pela Udesc,.conta com a participação de 19 artistas e fala da identidade e memória entre a relação discente e docente no cotidiano escolar ou no imaginário cultural.
Para a criação da mostra, os organizadores buscaram objetos e memórias relacionadas à profissão e combinaram com os estudos da área de educação para formar a concepção do que é ou do que foi ser professor.
“Cada participante remexeu seu gabinete de lembranças e histórias pessoais entrelaçando seus achados com o conhecimento do campo de estudos da educação histórico-crítica, para reconhecer a caminhada que fez e que ainda faz para ser uma/um arte educadora/educador”, afirma Lucila Horn, curadora da mostra.
O horário para a visitação da exposição é de segunda a sexta-feira, das 13h às 19h. Escolas interessadas em agendar visitação à mostra podem entrar em contato pelo e-mail lifeudesc@ gmail.com. O evento, que iniciou no dia 8 deste mês, terá uma cerimônia de encerramento no dia 1º de outubro, às 18h.
“Porque as palavras não conseguiam esvaziar-me... é uma boa oportunidade para, qualquer um de nós, pensar o porquê gostava (ou não) de ir para a escola e de como essas memórias constituem o imaginário do ser professora/professor hoje”, complementa Lucila Horn.
Sobre o Grupo de Pesquisa, Educação, Arte e Inclusão
O Grupo é vinculado ao Laboratório de Educação Inclusiva (Ledi) e aos programas de Pós-Graduação em Educação e Artes Visuais da Udesc. O grupo desenvolve estudos na área de inclusão na educação e arte em escolas, bem como metodologias de ensino e aprendizagem, aplicação no currículo, cultura escolar e áreas do saberes.
Serviço:
O QUÊ: Exposição “Porque as palavras não conseguiam esvaziar-me...” do Sopro Coletivo e artistas convidados, participantes do Grupo de Pesquisa Educação, Arte e Inclusão da Udesc.
QUANDO: Até 30 de setembro. Visitação de segunda a sexta-feira, das 13h às 19h. Finissage: 01 de outubro, às 18h.
ONDE: Museu da Escola Catarinense (Mesc). Rua Saldanha Marinho, 196, Centro, Florianópolis.
QUANTO: Entrada Gratuita.
Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8350