Participantes reúnem propostas para o desenvolvimento urbano
em cada reunião, conforme o eixo temático do encontro. Foto: Divulgação
A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), por meio do
Centro de Educação Superior da Região Sul (Ceres), participa da Conferência Nacional das Cidades, etapa de Laguna. A iniciativa, que conta com debates nos municípios, estados e país, objetiva discutir, avaliar e propor políticas públicas voltadas ao desenvolvimento urbano em todo o Brasil.
O primeiro dos cinco encontros em Laguna foi realizado no dia 20 deste mês, na Ordem dos Advogados (OAB) do município, com apresentação dos cinco eixos que serão debatidos no ciclo municipal da Conferência. Na ocasião, a professora do curso de Arquitetura e Urbanismo da Udesc Laguna, Amanda Schüler Bertoni, fez a abertura do diálogo, enquanto a professora Carolina Stolf Silveira ministrou uma palestra abordando os temas habitação e regularização, espaços e equipamentos públicos, saneamento básico, mobilidade urbana, gestão de riscos e desastres.
A segunda etapa da Conferência em Laguna ocorre na noite desta quinta-feira, 27, na Câmara de Vereadores da cidade. Na reunião, será discutido o eixo “Gestão estratégica e financiamento: Controle social e gestão democrática, sistema nacional, mecanismos fiscais e extrafiscais locais”.
Os próximos encontros estão agendados para o dia 3 de abril, na sede da Associação de Moradores da Passagem da Barra, e nos dias 11 e 12 de abril, no auditório da Udesc Laguna. A última reunião municipal, no dia 12, escolherá oito propostas de políticas públicas construídas ao longo dos debates, além dos delegados ou delegadas que representarão a cidade na etapa estadual.
A Conferência Nacional das Cidades conta com a participação de membros da sociedade civil, gestores, administradores públicos e legislativos, movimentos populares, sindicatos, empresários, entidades profissionais, acadêmicas e de pesquisa, entre outras organizações que atuam na área de desenvolvimento urbano.
Todos os cidadãos podem participar, apresentar propostas e votar nos projetos. No entanto, apenas os delegados eleitos das entidades representativas poderão apresentar as sugestões na etapa estadual. “As conferências são uma oportunidade única para a sociedade contribuir ativamente para o futuro das cidades”, destaca a professora Amanda Bertoni.
Participação da Udesc
Entre os integrantes da comissão organizadora da Conferência das Cidades de Laguna estão as professoras Amanda Bertoni e Claudione Fernandes de Medeiros, que representam a Udesc na iniciativa. Outros docentes da instituição acompanham as atividades e participam por meio de sugestões e apresentações sobre o tema.
Para a professora Carolina Silveira, a Udesc pode colaborar com as políticas públicas de desenvolvimento urbano através de pesquisas, extensões e projetos, em processos que vão desde o diagnóstico até a assessoria e apoio aos eventos.
“As extensões universitárias A Cidade Falada, a qual coordeno, e IdeAção, coordenada pela professora Claudione, ambas com a colaboração da professora Amanda Bertoni, participam da Conferência, realizando as reuniões com a comunidade, bem como divulgando as chamadas de participação popular e os resultados das discussões nos eixos temáticos”, explica a docente.
Sobre a 6ª Conferência Nacional das Cidades
Promovida pelo Ministério das Cidades e pelo Conselho das Cidades, a 6ª edição da Conferência das Cidades visa construir, de forma coletiva, a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano (PNDU), a fim de trilhar caminhos para cidades inclusivas, democráticas, sustentáveis e com justiça social.
A Conferência das Cidades de Santa Catarina está agendada para 10 de junho, em Florianópolis, enquanto a etapa nacional deve ocorrer na segunda quinzena de outubro. Na
página do evento também é possível acompanhar a programação das conferências em todo o país.
Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefone: (48) 3664-7934