Trabalho foi defendido na sexta passada - Foto: Divulg.
Um
estudo da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) analisou a relação entre escolhas de atividades físicas com sintomas depressivos e transtornos de humor em adolescentes.
A pesquisa de doutorado do
Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano foi desenvolvida pelo
Laboratório de Psicologia do Esporte e do Exercício (Lape), do
Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), e apresentada na sexta-feira passada, 11, no auditório da unidade.
Sob orientação do professor Alexandro Andrade, o doutorando Thiago Sousa Matias concluiu que, segundo alguns fatores, as atividades físicas podem afetar tanto positiva quanto negativamente o bem-estar psicológico dos adolescentes.
De acordo com o estudo de Matias, a adolescência é um período da vida complexo e o comportamento psicológico pode fazer com que os adolescentes escolham diferentes atividades físicas sob as mais variadas motivações, que podem ser externas ou internas.
O doutorando observou que os jovens que escolhem exercícios com base em motivações externas, como as preocupações com o corpo, têm mais chance de apresentar sintomas depressivos.
Por outro lado, quando o esporte é escolhido também como fonte de lazer de acordo com motivações internas (como prazer e satisfação), a chance para depressão é 40% menor.
Quase quatro mil alunos
O estudo, que coletou dados de quase quatro mil alunos de 26 escolas de oito municípios da Grande Florianópolis, enquadra-se na categoria de "descritivo transversal", que é utilizada em saúde pública para avaliar e planejar programas de controle de doenças.
A partir dessa coleta e da aplicação de testes que avaliaram fatores como comportamento no exercício físico e necessidades psicológicas básicas, o doutorando desenvolveu estudos para analisar a ligação entre estágios de mudanças do comportamento e sintomas depressivos.
O projeto encontra-se em desenvolvimento e prevê ainda a coleta de dados de mais dez mil estudantes nos próximos dois anos.
Prazer na atividade física
Dentre as principais conclusões, o estudo apontou os papéis significativos da necessidade de ter prazer e satisfação nas escolhas ligadas à atividade física no lazer e nas aulas de Educação Física.
Quando os estudantes percebem que suas necessidades psicológicas são frustradas nas aulas, correm mais risco de ter um humor negativo, que pode levar à escolha de uma atividade física por motivações externas.
E essa escolha pode ser prejudicial, já que os benefícios do exercício não estão apenas relacionados à frequência ou à intensidade, mas também a diferentes motivações.
Mais informações podem ser obtidas com o Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano da Udesc Cefid pelo e-mail
ppgcmh.cefid@udesc.br e pelo telefone (48) 3664-8693.
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