Mostra "Além-mar: quando a linha do horizonte não basta" é fruto da colaboração internacional entre o PPG em Artes Visuais e duas universidades portuguesas.
Mais de 50 obras de artistas pesquisadores brasileiros e portugueses estarão à disposição do público pela primeira vez a partir desta quinta-feira (18) na exposição "Além-mar: quando a linha do horizonte não basta", na Fundação Cultural Badesc, centro de Florianópolis. A mostra inédita é organizada pelo programa de extensão
Estúdio de Pintura Apotheke, vinculado ao
Programa de Pós-graduação em Artes Visuais (PPGAV) do Centro de Artes, Design e Moda (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).
A iniciativa é resultado da cooperação internacional entre o PPGAV com duas universidades de Portugal: a Escola de Comunicação, Artes, Arquitetura e Tecnologias da Informação da Universidade Lusófona de Lisboa (ECATI) e a Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa (FBAUL). Ao total, 14 artistas brasileiros e seis portugueses fazem parte da exposição.
Os trabalhos têm curadoria da professora do PPGAV e coordenadora do
Estúdio de Pintura Apotheke, Jociele Lampert de Oliveira; da professora e fotógrafa Dani Remião; e do artista, professor e doutorando em Artes Visuais na Udesc Ceart, ph cavallari.
Jociele Lampert explica que a colaboração com Portugal foi consolidada ao longo de 2023 por meio do projeto de sua autoria contemplado com recursos do CNPq, "O estúdio de pintura como um laboratório de ensino e aprendizagem em Artes Visuais", que deu origem ao Apotheke Internacional. Como professora visitante na FBAUL, além de ministrar aulas, workshops, cursos e minicursos, ela desenvolveu diversas parcerias com pesquisadores. "Os convidados para essa exposição são artistas professores investigadores que fazem parte desse projeto de cooperação internacional", conta.
Os resultados dessas parcerias incluem também investigações conjuntas, artigos, produção de um catálogo e entrevistas publicadas na
revista Apotheke, periódico do PPGAV da Udesc Ceart. Outras exposições e trabalhos estão nos planos para este ano. "A ideia é que essa exposição circule por outras galerias universitárias, tanto no Brasil como em Portugal, e que a gente possa, a partir desse grupo de estudos português e brasileiro, fazer mais produções dentro dos temas específicos dos nossos estudos da pintura", aponta a docente.
A mostra pode ser visitada na Fundação Cultural Badesc (Rua Visconde de Ouro Preto, 216) até 29 de fevereiro, de segunda a sexta-feira, no horário das 13h às 19h. A entrada é gratuita.
Exposição "Além-mar: quando a linha do horizonte não basta"
-
Quando: 18 de janeiro a 29 de fevereiro de 2024, de segunda a sexta, no horário das 13h às 19h.
-
Onde: Fundação Cultural BADESC - Rua Visconde de Ouro Preto, 216, Centro, Florianópolis/SC
-
Artistas: Clemilson Bernardes, Dani Remião, Daniela Almeida Moreira, Diana Costa, Eduardo António, Ema M., Fabio Savicki, Fabrício Garcia, Giulia Paz, Heron P. Nogueira, Inês Marques, Isabel Sabino, Ivo Alexandre, Jociele Lampert, Larissa Antunes, Marta Facco, ph cavallari, Rui Macedo, Vera Hermano e William da Silva.
Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: +55 (48) 3664-8350