Realizado em setembro, LAD Awards celebrou projetos de estudantes e profissionais.
Foto: Divulgação
Estar na presença de grandes nomes da indústria gráfica é o sonho de muitos estudantes e profissionais de design. Porém, ser premiado em um dos maiores e mais importantes eventos do setor, o Latin American Design Awards (LAD), na presença desses nomes, torna tudo ainda mais marcante. Essa foi a experiência que as estudantes e egressas da Udesc, Cecilia Folle Ceratto, Isabela Eckhard, Isadora Matiello Noa e Vitoria Sumariva Nandi experimentaram em setembro no Teatro José de Alencar, na capital cearense, Fortaleza.
Dos dez prêmios dedicados a estudantes, três categorias foram vencedoras: Embalagem, Editorial e Digital. Cecilia Folle Ceratto e Vitoria Sumariva Nandi desenvolveram juntas o projeto “A Sua Natureza” em sala de aula, sob orientação dos professores Mauro de Bonis e Priscyla Falkenburger. Os projetos individuais de Isabela Eckhard, o aplicativo de trilha “Apé”, e de Isadora Matiello Noa, o livro “Nery”, foram realizados como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), sob supervisão de André Kaercher e João Calligaris Neto, respectivamente.
Ao inscreverem seus projetos, as participantes enfrentaram uma mistura de emoções, entre incertezas e sonhos. A comparação inevitável com outros trabalhos trouxe inseguranças, o que fez com que adotassem uma postura mais cautelosa. Segundo Cecília, era impossível imaginar que houvesse chances de serem premiadas, então não criar expectativas era mais fácil para evitar possíveis frustrações. Vitória, sua colega no projeto, concorda. “Tentamos evitar frustrações, mas quando recebemos o resultado, foi muito especial. Estávamos juntas, rimos, choramos e logo começamos a sonhar com o momento de subir ao palco.”
Isadora passou pela mesma experiência, mas optou por focar na oportunidade que a premiação oferecia, sem criar expectativas. “Acho legal esse incentivo para participar de premiações, já que valoriza o portfólio do aluno e da universidade, mas também é importante manter em mente que esse tipo de evento ainda é muito elitista e excludente, o que faz a participação ter outro peso, principalmente como egressa”, reflete.
O projeto “A Sua Natureza”, desenvolvido por Cecilia e Vitória, surgiu a partir da disciplina de Prática Projetual III, que envolvia a criação de embalagens para uma marca fictícia. Isadora, por sua vez, escreveu em seu TCC, o livro “Nery”, uma biografia e catálogo de obras do artista e professor Nery da Silva Mendes. O projeto, desenvolvido na disciplina de Projeto de Graduação, envolveu extensas pesquisas, entrevistas e recuperação de documentos, além do desenvolvimento gráfico editorial. Para Isadora, homenagear seu tio-avô através desse trabalho foi uma forma significativa de encerrar sua graduação e, ao mesmo tempo, celebrar a história e o legado do artista.
Além do prêmio, para elas, participar do evento foi uma experiência enriquecedora. Cecília e Vitória, que tiveram suas viagens financiadas pela Udesc como reconhecimento e incentivo aos projetos desenvolvidos na instituição pelos estudantes, destacam a imersão proporcionada pelo evento. Além da cerimônia de premiação, a programação contou com palestras, oficinas e rodas de conversa. “Foi emocionante estar em Fortaleza, conhecer grandes nomes do design e, ainda por cima, receber o prêmio no belíssimo Teatro José de Alencar”, relata Vitória. Isadora, que custeou a própria viagem, aponta o valor cultural e profissional proporcionado pela viagem. “Explorar Fortaleza e estar em contato com profissionais de toda a América Latina foi enriquecedor, tanto pessoal quanto profissional”, afirma.
Para as premiadas, o LAD Awards não apenas valida a qualidade dos trabalhos, mas também amplia perspectivas sobre a profissão e o impacto do design. “Foi incrível ver a força do design latino-americano e perceber que nossos projetos têm valor”, diz Cecilia. Vitória compartilha dessa visão, destacando que o prêmio ajudou a superar inseguranças e abriu caminho para novos desafios e oportunidades. Isadora, por sua vez, sente ainda mais vontade em explorar o design editorial. “Foi um incentivo para continuar trabalhando em projetos que reflitam meus valores e tenham relevância social.”
O reconhecimento no Latin American Design Awards (LAD) 2024 é mais do que um marco na trajetória das estudantes e egressas da Udesc. É uma prova de que o design latino-americano tem força e criatividade para se destacar no cenário global, mostrando que, mesmo na graduação, é possível alcançar conquistas significativas.
Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
Texto pelo estagiário Gustavo Fidelis, sob supervisão da jornalista Carolina Weber Dall'Agnese
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: +55 (48) 3664-8350